Projeto do vereador Edward Madureira (PT), apresentado em plenário, determina que o poder Executivo instale totens de segurança em pontos de ônibus no município de Goiânia.
Conforme o vereador, o objetivo é garantir a segurança dos usuários do transporte coletivo, com especial atenção à proteção das mulheres contra assédio e violência, com prioridade para pontos de ônibus localizados em regiões de maior vulnerabilidade e/ou com maior índice de ocorrências criminais.
Os totens deverão conter dispositivos de iluminação, para aumentar a visibilidade do local e inibir a prática criminal; botão de emergência, com acionamento direto da Guarda Civil Metropolitana e/ou da Polícia Militar; câmeras de monitoramento; sistema de som com microfone e alto-falantes, para permitir a comunicação direta do usuário com a central de segurança em caso de acionamento do botão de emergência.
“Infelizmente, os pontos de ônibus são locais vulneráveis, onde frequentemente ocorrem assédios, furtos e outras formas de violência, especialmente no período noturno e em áreas com menor circulação de pessoas. Dados da segurança pública indicam que muitas dessas ocorrências poderiam ser evitadas com a presença de equipamentos de monitoramento e um canal rápido de acionamento das autoridades”, justifica Edward.