O vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) apresentou matéria em que institui o Programa “Arte e Disciplina”, com a oferta opcional de atividades de Artes Marciais no contra turno escolar.
Voltado aos alunos da rede municipal de ensino, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento físico, mental e social dos estudantes, por meio da prática disciplinada e educativa das artes marciais. As atividades poderão ser oferecidas por meio de convênios ou parcerias com entidades públicas ou privadas legalmente constituídas e reconhecidas na prática e ensino de Artes Marciais.
De acordo com a proposta, a participação dos alunos nas atividades previstas no Programa será facultativa e dependerá de autorização expressa dos pais ou responsáveis, além de atestado médico de aptidão física.
São objetivos do Programa:
I- Fomentar o respeito mútuo, a disciplina e a convivência pacifica;
II – Incentivar a prática esportiva como instrumento de inclusão social e promoção da cidadania;
III – Reduzir a evasão escolar e o tempo ocioso, oferecendo atividades saudáveis e educativas no contra turno;
IV – Estimular valores éticos e morais, com ênfase na solidariedade, no respeito à diversidade e na superação pessoal;
V – Promover a integração social e o desenvolvimento físico, psicológico e emocional dos alunos.
“A prática das Artes Marciais é reconhecida como meio de desenvolver o equilíbrio físico, emocional e social, inserindo-se, portanto, no escopo das práticas educativas complementares, atendendo à legislação vigente”, afirma Isaías.
Segundo ele, “a prática de artes marciais, como o judô, karatê, jiu-jitsu, entre outras, é reconhecida nacional e internacionalmente como instrumento de inclusão, fortalecimento do caráter e estímulo à educação integral”.
“A oferta de programas educacionais no contra turno, com foco na formação integral do aluno, configura interesse local, visto que visa a melhoria da qualidade de vida, da educação e da segurança social dos jovens da comunidade”, justifica.