O plenário aprovou, nesta terça-feira (9), matéria que cria o programa Vereadora por um Dia. De autoria da vereadora Daniela da Gilka (PRTB), a proposta quer incentivar a participação feminina na política e aproximar as mulheres do funcionamento do Poder Legislativo Municipal, incentivando as 37 homenageadas a se candidatarem a cargos eletivos no futuro. Os vereadores em mandato poderão indicar, cada um, uma participante.
De acordo com o texto, a baixa representatividade das mulheres nos espaços de poder é uma realidade histórica no Brasil. O programa Vereadora por um Dia busca contribuir para a redução dessa desigualdade, criando um ambiente de aprendizado e participação que inspire novas lideranças femininas.
O programa Vereadora por um Dia vai proporcionar às mulheres indicadas a oportunidade de criar proposições e projetos, que poderão ser apresentados pelos vereadores posteriormente, que visem à melhoria da qualidade de vida da população goianiense, especialmente nos temas relacionados a educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, meio ambiente, mobilidade urbana, segurança pública e inclusão social.
A sessão simulada será realizada anualmente no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, ou, caso coincida com feriado ou final de semana, na sexta-feira anterior, diz o projeto.