O plenário aprovou nesta terça-feira, 16, Projeto de Lei nº 416/2023, da vereadora Léia Klébia (Podemos) que dispõe sobre políticas públicas de prevenção ao afogamento de crianças e adolescentes, no âmbito do município de Goiânia.
A parlamentar propõe campanhas de conscientização sobre segurança aquática, direcionadas a escolas, famílias e comunidades, através de palestras, campanhas e panfletos; instalação de placas informativas em áreas de risco como piscinas públicas, lagos e rios; capacitação de profissionais de educação, lazer e saúde atuarem na prevenção de afogamentos.
“O afogamento é uma das principais causas de morte em todo o mundo para crianças e jovens de 1 a 24 anos e todos os anos, cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas, de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, justificou Léia.
“Em Goiás, de acordo com números do Corpo de Bombeiros, o número de afogamentos cresceu mais de 50% de janeiro a agosto de 2023 se comparado com o mesmo período de 2022”. emendou.
