O vereador Coronel Urzeda (PL) apresentou projeto que estabelece diretrizes para fomentar a instalação de usinas fotovoltaicas destinadas à alimentação de estações de recarga de veículos elétricos em espaços públicos do Município de Goiânia, com vistas à promoção da mobilidade sustentável e da eficiência energética.
Segundo o texto, o Município poderá firmar parcerias público-privadas, termos de cooperação e outras formas de colaboração com a iniciativa privada, organizações da sociedade civil e demais entidades interessadas, com o objetivo de implementar as usinas fotovoltaicas e as estações de recarga de veículos elétricos em espaços públicos.
Urzeda afirmou que “Goiânia já sofre com os efeitos da poluição, do trânsito e da dependência de combustíveis fósseis. Precisamos dar à cidade um novo fôlego. Com esta proposta, criamos as bases para uma infraestrutura moderna, que não pesa no bolso do cidadão, nem nos cofres públicos, pois abre espaço para parcerias com a iniciativa privada, universidades, startups e organizações sociais”.
“A instalação de pontos de recarga movidos a energia solar em locais públicos representa economia, sustentabilidade, educação ambiental e oportunidade de negócios verdes. E um símbolo de transformação que todos podem ver no parque, praça, na rua, funcionando com a luz do nosso próprio sol”, defendeu.