O vereador Dr. Gustavo (Agir) apresentou projeto que inclui a musicoterapia entre as terapias multidisciplinares oferecidas na Casa do Autista em Goiânia.
Segundo a proposta o serviço de musicoterapia será realizado exclusivamente por profissionais formados e habilitados na área, garantindo atendimento especializado e de qualidade. Também, a Casa do Autista deverá disponibilizar suporte psicológico e social para pais e responsáveis, com o objetivo de oferecer orientações sobre o Transtorno do Espectro Autista e fortalecer o apoio familiar.
A matéria propõe que sejam criados grupos terapêuticos voltados ao acolhimento de familiares com palestras e oficinas educativas sobre TEA, abordando temas como comunicação, autonomia e inclusão; atendimentos individuais, conduzidos por profissionais especializados, como psicólogos e assistentes sociais.
Outra proposta é que a Casa do Autista poderá estabelecer parcerias com universidades, associações profissionais e centros de pesquisa, visando a capacitação contínua de profissionais que atuam na Casa; a realização de pesquisas científicas sobre o TEA, contribuindo para o avanço das práticas terapêuticas e o aprimoramento dos serviços oferecidos, com base em evidências científicas e inovação na área de atendimento a pessoas autistas.
“A musicoterapia é uma abordagem terapêutica cientificamente comprovada no tratamento de pessoas com TEA, auxiliando na: Melhoria da comunicação verbal e não verbal; Estímulo à socialização e interação com outras pessoas; Regulação emocional e controle da ansiedade; Desenvolvimento da coordenação motora e cognitiva”, justifica o parlamentar.