A Câmara de Goiânia abre o ano legislativo de 2026 com a realização da primeira sessão ordinária no dia 24 de fevereiro. Até lá, a Mesa Diretora concluirá as obras de reforma do Plenário Trajano Guimãraes, instância máxima de decisão, discussão e deliberação do Poder Legislativo da capital.
Portaria publicada pela Mesa Diretora na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial do Município de Goiânia informa que o recesso parlamentar se estenderá até o próximo dia 19, com a retomada do expediente em tempo integral a partir do dia 20. Com isso, as sessões ordinárias do Plenário voltam a ser realizadas no dia 24, já que o Regimento Interno da Câmara Municipal de Goiânia estabelece as reuniões deliberativas para as terças, quartas e quintas-feiras, das 9h ao meio-dia.
As obras de reforma do plenário começaram em 5 de janeiro e compreendem substituição do mobiliário, troca do revestimento têxtil do piso, melhorias na iluminação e implantação de novas instalações elétricas. A intervenção faz parte dos investimentos da atual gestão, presidida pelo vereador Romário Policarpo (PRD), na modernização da sede do Poder Legislativo.
A substituição do mobiliário é realizada para ajustar o número de assentos do Plenário Trajano Guimarães ao novo quantitativo de parlamentares, que passou de 35 para 37 a partir na última eleição municipal (2024). São 8 novas bancadas, com 5 assentos cada, com capacidade para até 40 vereadores. Com a implantação do novo mobiliário, a Casa substituiu também a rede lógica do plenário usada no sistema de votações.
A administração da Câmara de Goiânia também efetuou a renovação das instalações elétricas. Com as intervenções e em especial em função do tempo prolongado de uso, o revestimento têxtil do plenário também está sendo substituído. Segundo o coordenador do Departamento de Engenharia da Câmara de Goiânia, Diego Marçal, “as obras vão garantir mais saúde e segurança para vereadores, servidores e visitantes”.
