Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Goiania

Audiência pública expõe dificuldades e reivindicações de pensionistas da PM e dos Bombeiros em Goiás

12 de setembro de 2025
Compartilhar

A Câmara Municipal de Goiânia realizou, na tarde desta quinta-feira (11), audiência pública para discutir a situação das pensionistas da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Goiás. O evento foi proposto pelo vereador Major Vitor Hugo (PL) e reuniu representantes de entidades de classe ligadas ao segmento, como a Associação das Pensionistas da Polícia e Corpo de Bombeiro Militares de Goiás (APPB-GO), que teve participação ativa no debate. 

Entre as pensionistas presentes à audiência pública – lideradas pela presidente da APPB-GO, Divina Roberta -, as queixas e reivindicações apresentadas foram praticamente unânimes. Elas pediram garantia de paridade, integralidade e vitaliciedade em seus direitos, bem como o fim da regra que retira de viúvas e viúvos de militares a pensão, em caso de novo matrimônio. 

O grupo pediu, também, a revisão dos descontos previdenciários excessivos – considerados “absurdos” e “desumanos” -, além da unificação da legislação, já que, hoje, existem três grupos distintos de pensionistas, com direitos diferentes. Conforme relataram as participantes, há desigualdade entre as pensionistas de militares e as pensionistas das Forças Armadas, que preservam benefícios integrais. 

Injustiça

As viúvas de militares goianos classificaram a situação como injusta e reivindicaram que sejam tratadas com igualdade. Segundo elas, a fragmentação das normas aumenta a insegurança jurídica e social das famílias. Foram feitas, ainda, críticas ao modelo de pensão por tempo limitado, que, de acordo com as pensionistas, agrava a situação de luto e gera grande ansiedade, resultando em problemas de saúde mental. 

Para as participantes da audiência pública realizada na Câmara, a solução para as dificuldades enfrentados por elas seria a correção da legislação vigente que abrangeu pensionistas entre 2004 e 2021, apontada como geradora de distorções. A discussão envolve o Governo do Estado e também o Governo Federal. 

Propositor do debate, o vereador Major Vitor Hugo afirmou reconhecer a legitimidade das demandas e se comprometeu a levar o tema às instâncias competentes. “Iremos mobilizar, além de nossos colegas vereadores, deputados estaduais e federais para essa causa”, destacou. “Aqui, nesta audiência pública, começamos a dar visibilidade à luta das pensionistas de militares em Goiás e nos unimos para fortalecer a busca e a defesa dos seus direitos”, concluiu. 

Sobre a APPB-GO

Fundada em 22 de agosto de 1982, a Associação das Pensionistas da Polícia e Corpo de Bombeiro Militares de Goiás (APPB-GO) completa 43 anos de atuação e é uma entidade sem fins lucrativos, cultural, beneficente, recreativa e de assistência social, sem cunho político-partidário, religioso ou racial.

A APPB-GO nasceu durante o regime militar, quando um grupo de mulheres, ainda discriminadas e sem espaço político, começou a se organizar em defesa dos direitos relativos às pensões. Desde então, tornou-se referência na luta por melhores condições de vida para as famílias de militares e ampliou sua atuação em diversas frentes, oferecendo:

         •       Hospedagem a associados e familiares;

         •       Apoio médico e hospitalar;

         •       Cursos de capacitação e formação de mão de obra voltados à comunidade;

         •       Projetos de assistência social e acolhimento de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.

Ao longo de quatro décadas, a APPB-GO se consolidou como um espaço de resistência, solidariedade e voz ativa das pensionistas em Goiás.

Assuntos Câmara Municipal de Goiania
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Goiania

LDO para 2026 é aprovada na Comissão Mista

19 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

CEI da Limpa Gyn divulga relatório final de investigações

19 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Comissão de Finanças e Orçamento aprova revogação da Taxa do Lixo

19 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Vereadores aprovam auxílio jurídico para Guarda Civil Metropolitana e agentes de trânsito

18 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Câmara aprova projeto que estimula realização de brincadeiras

18 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Câmara aprova educação cívica nas escolas municipais

18 de dezembro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania