O plenário aprovou na quinta-feira, 3, projeto de iniciativa da vereadora Daniela da Gilka (PRTB) que institui a política municipal de incentivo e esclarecimento sobre a doação de órgãos e tecidos.
Segundo a parlamentar, o objetivo da primeira matéria é “ampliar a conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, promovendo campanhas educativas e incentivando a adesão de novos doadores em Goiânia, pois atualmente, milhares de pessoas aguardam na fila por um transplante, sendo a doação de órgãos um ato essencial para salvar vidas e proporcionar mais qualidade de vida a inúmeros pacientes”.
Ela propõe medidas para o esclarecimento sobre a doação de órgãos para reduzir mitos e desinformações que dificultam a aceitação desse procedimento pela população. “A inclusão desse tema nas escolas e a capacitação de profissionais de saúde, sugeridos no projeto, possibilitam que mais pessoas compreendam a relevância da doação e tomem decisões informadas, beneficiando todo o sistema de saúde”, completa.
