quinta-feira, 1 de outubro de 2026
EDUCAÇÃO

Debate sobre vestibular passa a incluir capacidade de atendimento das universidades públicas

Proposta em tramitação na Câmara dos Deputados elimina o vestibular como mecanismo de seleção e estabelece que a conclusão do ensino médio permita o acesso às universidades públicas. O texto também altera a forma como as instituições teriam de planejar vagas, matrículas e atendimento acadêmico.
1000371791-1-768×512-1

Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados muda o ponto central do ingresso nas universidades públicas: em vez de uma prova definir quem ocupa as vagas disponíveis, a conclusão do ensino médio passaria a garantir o acesso ao ensino superior público.

O projeto prevê a extinção do vestibular como mecanismo de seleção e estabelece um modelo de acesso universal. A mudança faria com que as universidades deixassem de organizar sua entrada exclusivamente a partir da disputa entre candidatos e passassem a planejar como receber todos os estudantes aptos a ingressar.

A proposta ainda está em tramitação e, portanto, não altera as regras atuais de ingresso. Para entrar em vigor, o texto precisa seguir o processo legislativo e ser aprovado nas etapas previstas para projetos em análise no Congresso Nacional.

Conclusão do ensino médio como requisito

O eixo da medida é a definição de um critério único para o acesso às universidades públicas. Segundo a proposta, a conclusão do ensino médio seria suficiente para que o estudante pudesse chegar a uma instituição pública de ensino superior.

Com isso, o vestibular deixaria de exercer a função de selecionar parte dos candidatos para um número limitado de vagas. A seleção baseada no desempenho em provas não seria mais o instrumento utilizado para decidir quais concluintes poderiam prosseguir para a graduação.

O modelo previsto desloca a discussão do resultado obtido pelo candidato para a capacidade de atendimento das próprias universidades. A instituição teria de organizar a oferta acadêmica de modo a receber os estudantes que concluíssem essa etapa da educação básica e buscassem o ensino superior público.

Responsabilidade das universidades

A mudança proposta não se limita à retirada do vestibular. Ao prever acesso universal, o texto também modifica a tarefa atribuída às universidades públicas na organização de vagas e matrículas.

Hoje, a entrada é estruturada em torno da quantidade de vagas oferecidas em cada curso e da classificação dos candidatos. Nesse formato, a concorrência define quem será convocado. No modelo em discussão, a instituição teria de lidar com uma demanda formada por todos os concluintes do ensino médio que procurassem o ensino superior público.

Na prática prevista pelo projeto, a universidade passaria a ter de planejar sua estrutura para acomodar esse público. Isso envolve a organização da oferta de cursos, turmas, espaços de ensino e demais condições necessárias ao funcionamento acadêmico, conforme a forma de implementação que venha a ser definida durante a tramitação.

A proposta, portanto, altera a relação entre quantidade de vagas e número de candidatos. O foco deixaria de ser a eliminação de parte dos concorrentes por meio de uma prova e passaria a ser a ampliação da capacidade institucional para garantir o acesso.

O que aconteceria com o vestibular

O vestibular é tratado no projeto como uma barreira de seleção. Ao extingui-lo, a proposta retira da prova o papel de estabelecer uma ordem de classificação para o ingresso nas universidades públicas.

Isso não significa apenas substituir uma avaliação por outra. O texto trabalha com a ideia de que o estudante que concluiu o ensino médio não deveria depender de uma disputa por vagas para ter acesso ao ensino superior público.

A mudança atinge a lógica tradicional de entrada nas universidades, baseada em uma oferta previamente limitada e na escolha dos candidatos com melhor desempenho no processo seletivo. Na formulação apresentada, o sistema teria de partir do direito de acesso e adequar a organização das instituições a esse princípio.

Como a proposta ainda está em análise, não há definição, no material divulgado, sobre todos os procedimentos que seriam utilizados para organizar cursos, turnos, turmas e matrículas em um cenário de acesso universal. Esses detalhes dependeriam do avanço da discussão legislativa e da regulamentação correspondente, caso o projeto seja aprovado.

Tramitação ainda precisa avançar

A proposta não produz efeitos imediatos. O fato de estar em análise na Câmara significa que o texto ainda pode ser discutido, alterado e submetido às etapas previstas no processo legislativo.

Até que haja aprovação definitiva e eventual entrada em vigor, as universidades públicas continuam submetidas às regras atuais de ingresso. Vestibulares, exames e demais formas de seleção permanecem válidos conforme as normas aplicáveis a cada instituição.

O debate parlamentar, neste momento, concentra-se na possibilidade de substituir o modelo seletivo por uma política de acesso universal. A discussão envolve não apenas a existência ou não de provas, mas também a reorganização das universidades para atender uma quantidade maior de estudantes.

O texto coloca em primeiro plano uma mudança estrutural: o acesso deixaria de ser condicionado à aprovação em uma seleção e passaria a estar associado à conclusão do ensino médio. A universidade, por sua vez, assumiria a tarefa de planejar a oferta necessária para atender quem cumprir esse requisito.

Uma mudança no planejamento do ensino superior

O modelo proposto altera o planejamento das instituições públicas porque a definição da demanda deixaria de ocorrer antes da matrícula, por meio da concorrência. Em vez de selecionar um grupo dentro de um conjunto maior de candidatos, as universidades teriam de considerar o ingresso de todos os concluintes interessados.

Essa reorganização alcançaria a distribuição das vagas e a estrutura dos cursos. A forma como as instituições organizariam suas atividades acadêmicas teria de acompanhar a nova regra de acesso prevista no projeto.

A matéria divulgada pela Câmara não apresenta, no entanto, um detalhamento completo sobre cronograma, expansão física, contratação de profissionais ou fonte de recursos para a aplicação do modelo. Esses aspectos não estão especificados no material utilizado como base e poderiam ser tratados nas etapas seguintes de discussão da proposta.

Também não há, no estágio atual, mudança efetiva nas regras de seleção das universidades públicas. O projeto representa uma possibilidade em debate no Congresso e depende da continuidade da tramitação para que seus efeitos sejam avaliados e definidos.

Impacto sobre estudantes e instituições

Para os estudantes, a principal alteração seria a retirada da competição como condição para o ingresso. A conclusão do ensino médio passaria a ocupar o centro do processo, sem que o candidato tivesse de disputar uma vaga em exame de seleção.

Para as universidades, o desafio estaria na transição de um sistema baseado em vagas limitadas para outro orientado pelo atendimento universal. A instituição deixaria de receber apenas os candidatos classificados dentro de um número previamente estabelecido e teria de estruturar formas de acolher o público previsto pela proposta.

O alcance da mudança dependeria, portanto, da maneira como o texto fosse regulamentado e executado. A proposta define a direção geral do modelo, mas a implementação exigiria decisões sobre a organização da oferta, a capacidade acadêmica e o funcionamento das matrículas.

Enquanto o projeto não for aprovado e regulamentado, a seleção continua sendo a porta de entrada das universidades públicas. O debate na Câmara trata de uma possível mudança no sistema, não de uma alteração já aplicada aos estudantes.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.