
A Câmara Municipal de Goiânia realizou, nesta sexta-feira (14/11), uma solenidade em homenagem a vereadores mirins de escolas da rede municipal e coordenadores do projeto Parlamento Jovem. A iniciativa, proposta por vereadores da capital, reconheceu o compromisso e a dedicação dos envolvidos no Projeto. Durante a cerimônia, os homenageados receberam diplomas de menção honrosa pelos trabalhos desenvolvidos em prol da educação municipal e pela participação ativa nas atividades legislativas simuladas.
Criado em 2019, o Parlamento Jovem é um programa de formação política e cidadã desenvolvido pela Câmara Municipal de Goiânia, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e a Secretaria Municipal de Educação (SME). A iniciativa promove, anualmente, a eleição de vereadores mirins, que passam a vivenciar, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo, participando de sessões, debates e atividades no parlamento.
A cerimônia contou com a presença do vereador Denício Trindade, de coordenadores do Projeto Parlamento Jovem da câmara municipal, TRE-GO, profissionais da SME, diretores de escolas municipais e vereadores mirins. O vereador destacou a importância do projeto para a valorização do exercício da cidadania e participação ativa nas atividades legislativas simuladas, que promoveram o protagonismo estudantil e o conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo.
“Os vereadores mirins foram eleitos de forma democrática e vêm assumindo, com muita competência seus papéis como representantes da educação na Câmara Municipal. O parlamento jovem é muito importante para a formação da consciência política dos nossos estudantes. Por meio desse projeto, os estudantes puderam participar da rotina parlamentar, propor leis e debates nesse espaço. Assim, puderam compreender práticas democráticas e cidadãs”, ressalta o vereador.
Parlamento jovem
O Projeto é desenvolvido em 10 escolas públicas de Goiânia e tem como proposta proporcionar aos estudantes uma vivência prática sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Por meio de eleições realizadas nas próprias escolas, os alunos escolhem seus representantes, que passam a participar de atividades, sessões simuladas e debates na Câmara Municipal, aprendendo sobre o papel dos vereadores e sobre o processo de elaboração de leis.
O Parlamento Jovem conta com a participação de alunos da rede pública do 6º ao 8º ano. Antes da votação nas unidades, os estudantes passam por palestras que envolvem temas como o trabalho do Legislativo, funções desempenhadas pelos vereadores e utilização de urna eletrônica. Neste ano as escolas municipais elegeram 18 meninos e 19 meninas para atuarem como vereadores mirins.
Eleita pelos alunos da Escola Municipal Bernardo Elis para compor o Parlamento, Evellyn Eduarda Siqueira, 12 anos, explica como foi a sua participação na câmara. “Minha experiência como vereadora mirim foi maravilhosa. Aprendi que devemos ter clareza sobre a proposta de lei, o trâmite até ela ser aprovada e como devemos defender nossas propostas no parlamento. Propus um projeto e foi aprovado, ele propõe implementar libras como disciplina do 1º ao 9º ano nas escolas ”, comenta.
Foto: Divulgação/ SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia
