Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Tramitação ordinária da Aleam tem Projetos de Lei relacionados à reciclagem e ao turismo

3 de abril de 2024
Compartilhar

A pauta de tramitação ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta quarta-feira (3/4), contou com 17 matérias, que trataram da implementação de coletores de óculos usados e o fomento ao artesanato.
A criação de coletores de óculos para reciclagem ou reutilização, sendo os mesmos destinados às pessoas que façam parte de famílias de baixa renda, é proposta no PL nº 217/2024, da deputada Dra. Mayara (Republicanos).
Segundo o texto, para entrega de óculos reciclados ou reutilizáveis, estes deverão estar em estado de bom uso e condições compatíveis para doação. Além disso, o projeto determina ainda que as crianças da rede pública de ensino, e que estejam inseridas em famílias de baixa renda, terão prioridade na aquisição dos óculos.
“A reciclagem de óculos traz diversos benefícios tanto para o meio ambiente, quanto à sociedade”, declara a deputada, explicando que ao reciclar óculos usados, é possível reduzir a quantidade de resíduos sólidos descartados em aterros sanitários, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a diminuição da poluição do solo e da água, bem como abre a possibilidade de transformar o plástico do material em embalagens, brinquedos e até mesmo em novas armações.
Além disso, aponta Dra. Mayara, a medida proposta, quando aprovada, também ajudará a promover a inclusão social, uma vez que os óculos reciclados podem ser doados para pessoas carentes, especialmente as crianças na rede pública de ensino, que não tenham acesso a esse tipo de recurso.
Política de Desenvolvimento da Produção Artesanal
O Projeto de Lei (PL) nº 209/2024, do deputado Daniel Almeida (Avante), institui diretrizes à Política de Desenvolvimento da Produção Artesanal associada ao turismo, de forma integrada com outros órgãos, visando assegurar o desenvolvimento turístico sustentável, valorização do artesão e preservação dos aspectos históricos e culturais do Estado.
O objetivo, segundo Almeida, é reconhecer e valorizar os artesãos amazonenses, fomentar o turismo e estimular sua autonomia e independência e com isso o artesanato seja reconhecido como setor econômico de grande importância cultural, que gera negócios, postos de trabalho e constitui fonte de renda, assim agregando também maior valor à atividade turística regional sustentável.
“É importante consolidar o artesanato como setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades, respeitando características peculiares de acordo com o ambiente e cultura regional”, declara o deputado Daniel Almeida, reforçando que haverá impacto positivo na atividade econômica.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel parabeniza CFAP pelos seus 45 anos de dedicação à formação policial

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Dr. George Lins solicita a implementação da cirurgia robótica na rede pública de saúde do Amazonas

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

‘Terras indígenas precisam de maior segurança, mas a criação da polícia indígena não resolverá o problema’, afirma Comandante Dan

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan anuncia novas emendas impositivas à pesca em 2025

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Daniel Almeida solicita à ministra da Saúde que Governo Federal faça intervenção na gestão dos hospitais do Estado

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Sinésio Campos leva demandas das parteiras do Amazonas à ministra da Saúde

6 de fevereiro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania