
A Secretaria Municipal de Educação SME, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou a entrega das primeiras futmesas à Escola Municipal Professor Trajano de Sá Guimarães. Além desta unidade escolar, também irão participar do Projeto Futmesa nas Escolas as unidades Municipais Ernestina Lina Marra, Jalles Machado de Siqueira e Renascer. Inicialmente, cada uma dessas instituições será contemplada com duas mesas e aulas da modalidade.
O objetivo é promover a prática da futmesa pelos estudantes ao longo dos próximos meses. As atividades realizadas no âmbito do projeto culminarão na participação em um evento integrador que reunirá as quatro escolas participantes, previsto para ocorrer no mês de junho, no Salão de Convivência do Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges – Paço Municipal.
A modalidade futmesa, conhecida também como teqball ou mesabol, é praticada entre dois, três ou quatro jogadores. O esporte é jogado em uma mesa curva e com uma bola semelhante à de futebol, que pode ser atingida por qualquer parte do corpo, exceto pelas mãos. Para a gerente da Gerência de Desporto Educacional, Roberta Alves da Silva, o projeto-piloto será ampliado e apresenta inúmeros benefícios.
“O futmesa já é uma realidade nacional. Entre os benefícios do esporte estão o fortalecimento muscular e a melhora de habilidades como coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e condicionamento cardiorrespiratório, além da redução do estresse e da ansiedade. Apresentaremos esse esporte às escolas participantes, realizaremos uma demonstração de como ele é jogado e de suas regras”, acrescenta.

Fotos: Luiz Fernando Hidalgo
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia
