Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), levou 5 mil serviços à população durante o Mutirão do Goiânia+Humana na região Noroeste da capital, reforçando o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso a direitos e fortalecer o acolhimento das famílias em situação de vulnerabilidade.
Ao longo do mutirão, foram realizados 3 mil atendimentos no Cadastro Único, incluindo novos registros e atualizações de famílias. Também houve emissão da Carteira do Idoso, orientações sobre programas sociais, inscrições para o sorteio de 40 geladeiras e impressões diversas. No total, 500 famílias receberam cestas de alimentos, ampliando a rede de apoio em segurança alimentar.
A Semasdh ainda levou informações sobre os serviços ofertados nos CRAS e nos Centros de Convivência, além de esclarecer dúvidas sobre benefícios como o PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e atendimentos a idosos e pessoas com deficiência.
A ação também ofereceu atendimento psicossocial, com suporte emergencial do Plantão PSI, além de serviços de saúde e bem-estar, como massagens, auriculoterapia e cuidados de beleza, promovendo relaxamento e autoestima. Foram distribuídos materiais informativos com foco na prevenção da violência contra a mulher.

Além disso, foram emitidos documentos como a carteirinha de fibromialgia, o passe livre para pessoas com deficiência (PCD) e o ID Jovem. A comunidade surda foi atendida com orientações específicas e encaminhamentos em áreas como odontologia, habitação, oftalmologia e junta militar.
Programas estruturantes também estiveram presentes: o Acessuas Trabalho realizou mais de 200 atendimentos, promovendo orientação e encaminhamento para o mercado de trabalho, enquanto o Criança Feliz acompanhou 60 crianças, com atividades voltadas ao desenvolvimento na primeira infância. Parceiros como a Equatorial Energia participaram com mais de 150 atendimentos, incluindo troca de lâmpadas e inscrições para cursos profissionalizantes.
A secretária Erizaânia Freitas destacou a importância da iniciativa. “A presença direta nas regiões de Goiânia reforça o papel da Prefeitura em promover inclusão e garantia de direitos de forma efetiva. Mutirões como este são fundamentais para assegurar dignidade e fortalecer o acolhimento das famílias, especialmente as que vivem em maior vulnerabilidade e reafirma o compromisso da Prefeitura de Goiânia em levar cidadania, inclusão e qualidade de vida para todas as comunidades da capital”, enfatizou.

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) – Prefeitura de Goiânia