Idosas atendidas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santo Afonso, vivenciaram uma tarde de arte durante visita a Catedral das Artes – Instituto Cultural Noé Luiz da Mota, no Setor Santa Genoveva.
O grupo “Mais Vida” é atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da unidade de Assistência Social. Mais do que uma simples visita, a atividade foi uma verdadeira aplicação na cultura e na criatividade inspirada pela natureza. O Instituto Cultural Noé Luiz da Mota é um espaço que une arte, meio ambiente e inclusão social, nascido da relação profunda entre o Cerrado e o artista que dá nome ao local .
A cada passo dentro da Catedral das Artes, as idosas puderam sentir a força da expressão artística e reencontrar fragmentos de suas histórias. Dona Maria das Graças, de 72 anos, gostou muito do que viu. “Quando eu era menina, morava na roça e via esses ninhos de cupim no caminho da escola. Fiquei emocionada ao ver tudo isso de perto”, relatou.

A ação faz parte das atividades promovidas pelo SCFV ,fortalecer os laços comunitários e familiares, estimular a autonomia e promover o envelhecimento saudável. Dona Lúcia Oliveira, de 80 anos, visitou uma galeria de arte pela primeira vez. “Fiquei encantado com esse lugar. Eu nunca tinha visitado uma galeria de arte antes. Achei tudo tão bonito, tão diferente”, disse.
“A cultura tem o poder de transformar vidas e promover a inclusão. Nosso compromisso é fortalecer os vínculos entre os idosos, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar”, destacou a titular da secretaria, Erizania Freitas.
A visita foi acompanhada pelas educadoras sociais Thalita Natielly Marques e Karina Arakati, profissionais da assistência social que desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Secretaria de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos – Prefeitura de Goiânia