Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Goiania

Sala Lilás para acolhimento de mulheres em situação de violência é tema de projetos

17 de fevereiro de 2025
Compartilhar

A vereadora Kátia Maria apresentou em plenário, matéria que institui a Sala Lilás nas unidades de urgência e emergência do município de Goiânia como espaço de acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência.

O objetivo da parlamentar é garantir atendimento imediato e acolhedor às mulheres vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial, moral ou de qualquer outra natureza; assegurar um ambiente seguro, privativo e respeitoso, com o objetivo de minimizar os impactos do trauma; promover a integração dos serviços de saúde com outras políticas públicas voltadas ao atendimento das mulheres em situação de vulnerabilidade, como assistência social, segurança pública e justiça e assegurar a notificação compulsória dos casos de violência contra a mulher, em conformidade com a legislação vigente, garantindo o devido encaminhamento para a rede de proteção.

Conforme a proposta, o espaço deverá ser devidamente equipado para garantir privacidade e conforto, contando com mobiliário adequado e decoração que promova a sensação de acolhimento e deverá oferecer materiais informativos sobre os direitos das mulheres e os serviços disponíveis no município para apoio, denúncia e acompanhamento psicológico, jurídico e de assistência social. Também a equipe responsável pelo atendimento deverá ser composta por profissionais capacitados no atendimento a situações de violência, respeitando as especificidades de gênero.

O funcionamento da Sala Lilás deve ser integrado a redes de apoio e proteção, incluindo Delegacias especializadas e Centros de Referência de Atendimento à Mulher; Organizações não governamentais e entidades de defesa dos direitos das mulheres e serviços de saúde mental, assistência social e de proteção jurídica, diz o texto apresentado.

Segundo Kátia Maria, “a implementação da Sala Lilás nas unidades de urgência e emergência do município de Goiânia é uma medida fundamental para garantir o atendimento digno e humanizado às mulheres em situação de violência, especialmente nos momentos de maior vulnerabilidade”.

“A proposta está em conformidade com a Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006), que estabelece mecanismos de prevenção e combate à violência contra a mulher, e com a Lei Municipal n° 10.675/2021 de Goiânia, que promove a assistência integral às mulheres em situação de risco”, completa a parlamentar.

Assuntos Câmara Municipal de Goiania
Redação 17 de fevereiro de 2025 17 de fevereiro de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Goiania

Audiência debate os riscos de fios de telefonia e internet abandonados

11 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Aprovado projeto que responsabiliza Prefeitura por danos a cidadãos durante roçagem

11 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Audiência pública debate futuro projeto de reforma administrativa

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Piso salarial dos professores e auxílio-locomoção dos administrativos são aprovados em definitivo

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Meia entrada para doadores de sangue e medula óssea é aprovada pelo plenário

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Aprovado novo horário de funcionamento para distribuidoras de bebidas

10 de julho de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania