Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Rede estadual do Amazonas registra aprovações em universidades públicas e homenagens na abertura do ano letivo de 2026

6 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Abertura do ano letivo de 2026 destacou estudantes da rede estadual aprovados em universidades públicas.

A abertura do ano letivo de 2026 da rede estadual do Amazonas reconheceu estudantes que concluíram o Ensino Médio e obtiveram aprovações em universidades públicas. O evento foi realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, e integrou a programação oficial de início do ano letivo. Mais de 2.100 estudantes da rede estadual foram aprovados em processos como o SIS e o PSC, conforme registro da secretaria.

Dados gerais e contexto

A rede estadual atende mais de 370 mil alunos em mais de 600 escolas na capital e no interior do estado. Durante a cerimônia, foram destacadas trajetórias de egressos do ensino público que conseguiram vagas em instituições federais e estaduais.

Histórias de aprovados

Rafaella Martins, egressa da Escola Estadual Frei Silvio Vagheggi, foi aprovada em Pedagogia na UEA e em Letras e Engenharia Civil na Ufam. Segundo ela, todo o preparo ocorreu dentro da escola. Rafaella obteve 980 pontos na redação do Enem e afirmou: “Eu consegui três aprovações, e uma redação de 980 no Enem. Eu me sinto, principalmente, vitoriosa”.

Isaias Nascimento, aluno da Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra (CMPM 3), conseguiu quatro aprovações, incluindo primeiro lugar em Medicina na Ufam e primeiro lugar na UFPR. Ele também foi aprovado na UEA pelo SIS e pelo vestibular. Com 920 pontos na redação do Enem, Isaias escolheu cursar Medicina na Ufam e citou como motivação um filme: “Minha inspiração para a profissão vem de um filme chamado ‘Mãos Talentosas’”.

Jayna Rocha, da Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira, foi aprovada em Ciências Contábeis na UEA, pelo SIS. Ela afirmou que a escolha do curso considerou o mercado de trabalho e que o incentivo recebido na escola ajudou na tomada de decisão. “Meus professores foram muito importantes para mim”, disse Jayna, lembrando dos simulados e mutirões de inscrição promovidos pela escola.

Yuri Silveira, também da Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra (CMPM 3), foi aprovado em Ciências Contábeis na Ufam e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na USP, onde seguirá os estudos. Yuri teve 960 pontos na redação do Enem e destacou a escola como base de sua formação: estudou ali desde o 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

As histórias apresentadas na abertura do ano letivo reforçam o papel da escola pública na formação e na ampliação de oportunidades acadêmicas e profissionais. O reconhecimento dos aprovados marcou o início das atividades da rede estadual em 2026.

Assuntos nesse artigo:

#aprovacoes, #universidades, #universidadespublicas, #redeestadual, #anoleitivo2026, #amazonas, #secretariadeeducacao, #uea, #ufam, #ufpr, #usp, #enem, #sis, #psc, #rafaellamartins, #isaiasnascimento, #jaynarocha, #yurisilveira, #medicina, #pedagogia

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

Seinfra inicia manutenção de defensas no Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus nos dias 07 e 08 de fevereiro

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Programa de Assistência Familiar do Amazonas investe mais de R$ 23 milhões e compra mais de 2,3 mil toneladas em 2025

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Voos diretos Manaus Caracas ampliam conectividade e reforçam turismo entre Amazonas e Venezuela a partir de fevereiro

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Oficina do Conecti discute polos digitais e saberes tradicionais para o Plano Estadual de CT&I do Amazonas e amplia integração entre instituições

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Chuvas intensas provocam 11 ocorrências em Manaus atendidas pela Defesa Civil até 13h15 de 6/2

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Obmep 2026 permite inscrições online para escolas municipais de Manaus até 16 de março de 2026

6 de fevereiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania