Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Goiania

Projetos beneficiarão pessoas e famílias de portadores do Transtorno do Espectro Austista

19 de maio de 2025
Compartilhar

O vereador Dr. Gustavo (Agir) apresentou em plenário quatro projetos de lei que beneficiarão as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. “O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que, por sua complexidade, demanda não apenas o atendimento a pessoa diagnosticada, mas também o acolhimento e o suporte continue as famílias que enfrentam, diariamente, desafios emocionais, população”, explicou o autor das propostas. 

 1- Projeto de Lei nº 263/2025 – Dispõe sobre a criação de espaços de lazer e convivência sensorialmente acessíveis em Goiânia, com áreas adaptadas para pessoas com TEA, contendo brinquedos sensoriais e espaços silenciosos.

Conforme o projeto, a Secretaria de Infraestrutura poderá adaptar praças e parques com redutores de estímulos sonoros, brinquedos adaptados e placas de comunicação alternativa (PECS). Também será possível reservar horários exclusivos para famílias com TEA em centres culturais e esportivos.

“Pessoas com TEA frequentemente apresentam sensibilidades sensoriais, dificuldades de comunicação e necessidade de ambientes previsíveis e menos estimulantes; a criação de áreas adaptadas em parques municipais, vai proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, permitindo que essas pessoas desfrutem de momentos de lazer e socialização sem sobrecarga sensorial”, justificou o parlamentar.

 2- Projeto de Lei nº 264/2025 – Dispõe sobre a criação de Política Municipal de Empregabilidade para Pessoas com TEA no município .

O objetivo, segundo Dr. Gustavo é promover a inclusão no mercado de trabalho, garantindo oportunidades de capacitação, acesso a vagas e suporte continue para indivíduos com TEA, com adaptação e a permanência no emprego.

“Esta politica não apenas beneficia as pessoas com TEA, mas também enriquece o mercado de trabalho com maior diversidade e contribui para o desenvolvimento socioeconômico do município”, afirmou o vereador.

 3- Projeto de Lei nº 265/2025 – Dispõe sobre a criação de Programa Municipal de Apoio à Família da Pessoa com TEA em Goiânia

O Programa oferecerá atendimento psicológico continue para familiares; assistência jurídica para orientação em temas relacionados a inclusão, benefícios e direitos e acompanhamento social e encaminhamento a programas de apoio financeiro, educacional e de saúde.

“Ao prever atendimento psicológico contínuo aos familiares, o programa reconhece o impacto que o diagnóstico pode causar nos vínculos, na saúde mental dos cuidadores e na organização da vida familiar” disse Dr.Gustavo, “O suporte emocional é essencial para garantir que os responsáveis tenham condições de seguir promovendo o desenvolvimento integral da pessoa com TEA.

Já a inclusão da assistência jurídica especializada é outro avanço previsto no projeto. “Muitos familiares enfrentam barreiras no acesso a benefícios, políticas públicas, inclusão escolar e direitos garantidos por lei”, explica o vereador.

 4- Projeto de Lei nº 266/2025 – Dispõe sobre a isenção ou redução de Tributos Municipais para famílias com pessoa com TEA no Município de Goiânia

De acordo com a proposta, a Prefeitura poderá isentar ou reduzir o valor do o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para famílias com renda de até três salários-mínimos e dependente diagnosticado com TEA. Para ter acesso ao benefício, a família deverá apresentar Laudo médico; Comprovação de renda e residência e cadastro atualizado no CadUnico.

Dr. Gustavo justifica que “famílias com pessoas com TEA frequentemente enfrentam despesas elevadas relacionadas a tratamentos médicos, terapias especializadas, medicamentos e adaptações no ambiente doméstico, o que pode comprometer significativamente o orçamento familiar, especialmente em núcleos com renda limitada”.

“A isenção ou redução de tributos municipais para famílias com renda de ate três salários-mínimos, representa uma medida de justiça social, direcionada a um grupo vulnerável que necessita de suporte financeiro para garantir a qualidade de vida de seus dependentes”, completa.

Assuntos Câmara Municipal de Goiania
Redação 19 de maio de 2025 19 de maio de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Goiania

Audiência debate os riscos de fios de telefonia e internet abandonados

11 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Aprovado projeto que responsabiliza Prefeitura por danos a cidadãos durante roçagem

11 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Audiência pública debate futuro projeto de reforma administrativa

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Piso salarial dos professores e auxílio-locomoção dos administrativos são aprovados em definitivo

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Meia entrada para doadores de sangue e medula óssea é aprovada pelo plenário

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Aprovado novo horário de funcionamento para distribuidoras de bebidas

10 de julho de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania