A vereadora Daniela da Gilka (PRTB) apresentou projeto que proíbe o uso de postes de madeira em Goiânia e estabelece prazo para substituições.
Conforme a proposta, ficará proibido o uso de postes de madeira para fins de sustentação de cabos de energia elétrica, telecomunicações e outras finalidades semelhantes no município de Goiânia.
Assim, as empresas e instituições responsáveis pela instalação e manutenção dos postes deverão substituir todos os postes de madeira por postes de material mais resistente, como concreto ou metal, que proporcionam maior segurança e durabilidade.
Daniela propõe ainda o prazo máximo para a substituição dos postes de madeira de 180 dias, a contar da data de publicação caso a matéria vire lei. Diz o texto que “a substituição dos postes deverá ser realizada de forma a minimizar interrupções nos serviços de energia elétrica e telecomunicações, observando os procedimentos técnicos adequados para garantir a segurança dos trabalhadores e da população”.
A justificativa é a necessidade de modernizar a infraestrutura urbana, reduzir riscos de acidentes e promover uma cidade mais segura e eficiente. “A utilização de postes de madeira apresenta diversas limitações, incluindo vulnerabilidade a cupins, degradação com o tempo e menor resistência a eventos climáticos adversos, como tempestades e ventanias e a substituição por postes de concreto ou metal, além de oferecer maior durabilidade, contribui para a redução dos custos de manutenção e reposição, garantindo uma solução mais eficiente a longo prazo”, afirmou a vereadora.