Projeto da vereadora Leia Klebia (Podemos) aprovado em primeiro turno, torna obrigatório o fornecimento gratuito de sensor para monitoramento de glicemia para pessoas com diabetes, pela Rede Pública Municipal de Saúde, denominado Sensor Libre, para fins de controle da doença.
O Sensor Libre é um dispositivo de monitoramento de glicose não invasivo, que é imprescindível para o controle da doença diabetes, sendo comprovadamente essencial, tendo em vista que mede automaticamente e guarda de forma contínua as leituras dos níveis de glicose ao longo do dia e da noite, podendo ser utilizado por adultos e crianças a partir dos 4 anos de idade e por gestantes.
Sabe-se que se a Diabetes não for controlada de maneira adequada, pode causar lesões irreversíveis em órgãos importantes do corpo, podendo desenvolver um quadro clínico extremamente complicado, como, por exemplo, insuficiência renal e cegueira.
O Sensor Libre é um sistema bastante moderno que permite medir a glicemia de forma indolor, ou seja, sem a necessidade do paciente furar o dedo várias vezes ao dia, pois trata-se de um adesivo que fica sob a pele da pessoa e o leitor captura as informações do sensor por meio de um rápido scan e apresenta o resultado de glicose em tempo real, trazendo o histórico das últimas oito horas, de forma que facilita o controle tanto pelo paciente como pelo profissional de saúde, que terá dados mais precisos que auxiliarão de forma mais efetiva no tratamento, além do fato de que o uso do referido aparelho diminui o risco de infecções.
É oportuno destacar que os custos do tratamento do diabetes elevam-se drasticamente quando há presença das complicações e diminuem, também drasticamente, quando prevenidas as complicações, e conceder o Sensor beneficia inclusive o custo do tratamento. É muito mais barato fornecer este Sensor para que o paciente consiga controlar a doença, evitando assim que evolua para um quadro mais sério onde o custo de um tratamento será extremamente mais caro e doloroso. (Da assessoria da vereadora Leia)