Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Goiania

Projeto proíbe venda de bebidas alcoólicas nas instituições de ensino de Goiânia

10 de outubro de 2025
Compartilhar

O vereador Sanches da Federal (Progressistas) apresentou nesta semana, projeto de lei que veda a compra, venda, fornecimento e de bebidas alcoólicas em toda e qualquer instituição de ensino, pública ou privada no município de Goiânia.

Conforme a proposta, a medida atinge instituições de ensino do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e o Superior e se aplica às áreas destinadas às moradias estudantis, aos centros acadêmicos, aos diretórios acadêmicos, às organizações atléticas, aos grêmios estudantis, aos clubes de professores, aos clubes de funcionários e a quaisquer associações ou agremiações congêneres. Também proíbe, expressamente, as chamadas festas “open bar”, nestas mesmas instituições de ensino em Goiânia.

“O objetivo é proteger o ambiente educacional e a saúde dos estudantes no município de Goiânia, proibindo a compra, venda, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas em instituições de ensino, públicas ou privadas, incluindo o ensino superior”, afirma o vereador. “Trata-se de uma medida preventiva, educativa e de proteção social, que fortalece o compromisso das instituições de ensino com a formação responsável e segura dos seus alunos”.

Sanches propõe multa de dez salários-mínimos a quem fornecer bebida alcoólica a instituição de ensino, centro acadêmico, diretório acadêmico, organização atlética, grêmio estudantil, clube de professores, clube de funcionários ou qualquer associação ou agremiação congênere. Será aplicada multa em dobro, quando o fornecimento for feito por pessoa jurídica e em triplo, quando o fornecimento ocorrer a título gratuito, ou por valor inferior àquele praticado no mercado.

Segundo o projeto, os Conselhos Tutelares deverão zelar pelo cumprimento da lei, aplicar a multa e desenvolver ações preventivas com os valores amealhados, relativamente às instituições de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Já o Conselho Municipal da Educação fiscalizará as instituições de ensino superior.

O texto ainda prevê que, “concorrentemente à competência dos Conselhos Tutelares e do Conselho Estadual de Educação, qualquer cidadão poderá noticiar o descumprimento da presente lei ao Ministério Público”.

Assuntos Câmara Municipal de Goiania
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Goiania

Possível devolução de valores ao Município é cogitada por CEI da Limpa Gyn

5 de novembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Projeto aprovado na CCJ proíbe o uso de andadores infantis em Cmeis e creches de Goiânia

5 de novembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Aprovada prioridade de benefícios sociais para doadores regulares de sangue

5 de novembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Aprovado projeto que proíbe celulares em escolas de Goiânia

5 de novembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Lei Orçamentária Anual 2026 começa a tramitar no Legislativo

4 de novembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

CEI da Limpa Gyn ouve superintendente da Seinfra e identifica novas falhas na fiscalização dos serviços de limpeza urbana

3 de novembro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania