Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Projeto de Lei do deputado Cristiano D’Angelo aprimora a legislação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

1 de abril de 2024
Compartilhar

Iniciando o mês do Transtorno do Espectro Autista (TEA), “Abril Azul” é um período que busca promover a inclusão e conscientização sobre o espectro autista. O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 148, em tramitação, que propõe alterações na Lei nº 6.458, de 22 de setembro de 2023, que consolida a legislação relativa à pessoa com TEA.
O PL acrescentará artigos importantíssimos para a qualidade de vida das pessoas com TEA, como: determinar as empresas que possuam locais de grande fluxo de pessoas, tais como shopping centers, aeroportos, cinemas, teatros, entre outros, deverão contar em seu quadro de funcionários com pessoas treinadas para lidar com eventuais distúrbios ou crises do TEA.
O Projeto também incluirá, que deverá ser feito um treinamento, ministrado por profissionais especializados na área, definição do transtorno, ressaltando as características e formas de manifestações do transtorno, bem como técnicas de comunicação e interação com as pessoas com autismo e técnicas de manejo de comportamentos e crises. Além de aspectos legais e normativos relacionados aos direitos das pessoas com TEA e informações sobre os recursos e serviços de apoio disponíveis para pessoas com TEA e suas famílias.
“Muitas vezes, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista não são compreendidas, o que as faz sofrer preconceitos e discriminações. A alteração na legislação em questão estabelece o treinamento de funcionários para fortalecer e assegurar a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista” afirma o parlamentar.
A capacitação de funcionários para lidar com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista é indispensável para a criação de ambientes inclusivos no Estado, que garantam um atendimento adequado, acolham as pessoas com autismo e seus familiares e o respeito às necessidades específicas.
“A alteração da Lei representa muito para uma sociedade que quer evoluir no processo de inclusão e gerar uma melhor qualidade de vida aos autistas do nosso Estado”, justificou o deputado.
A Lei nº 6.458, de 22 de setembro de 2023, consolida a legislação relativa à pessoa com o TEA.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Redação 1 de abril de 2024 1 de abril de 2024
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel parabeniza CFAP pelos seus 45 anos de dedicação à formação policial

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Dr. George Lins solicita a implementação da cirurgia robótica na rede pública de saúde do Amazonas

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

‘Terras indígenas precisam de maior segurança, mas a criação da polícia indígena não resolverá o problema’, afirma Comandante Dan

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan anuncia novas emendas impositivas à pesca em 2025

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Daniel Almeida solicita à ministra da Saúde que Governo Federal faça intervenção na gestão dos hospitais do Estado

6 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Sinésio Campos leva demandas das parteiras do Amazonas à ministra da Saúde

6 de fevereiro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania