O plenário aprovou nesta terça-feira, 22, matéria do vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) que cria o Programa Municipal de Incentivo a Adoção Tardia no Município.
Conforme a proposta, adoção tardia é aquela feita a partir dos três anos de idade até os 18 incompletos, ou seja, de crianças e adolescentes em situação prolongada de acolhimento institucional.
“Segundo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em relação a idade das crianças e adolescentes adotados ou em processo de adoção, observa-se que o número de adotados diminui a medida que a idade aumenta, sendo essa tendência verificada mais fortemente nas adoções realizadas do que nas adoções em trâmite”, explica Isaías.
O vereador ainda justiça que “quando a criança completa os três anos fica mais difícil encontrar um adotante, pois, em geral, existe uma grande insegurança por parte dos pretendentes a adoção no que se refere a história de vida, traumas, saúde, fatores emocionais e ate psicológicos vividos atá aquele momento que podem trazer dificuldades na relação familiar”.