Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Programa Jovem Senador 2026 seleciona estudantes para semana de vivência legislativa em Brasília

6 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Iniciativa do Senado Federal convida estudantes do Ensino Médio de escolas públicas para debater democracia nas redes sociais e participar de atividade legislativa em Brasília.

Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas podem concorrer a uma vaga no Programa Jovem Senador 2026 para participar da Semana de Vivência Legislativa, que ocorre de 17 a 21 de agosto de 2026, no Senado Federal, em Brasília. Para isso, os candidatos devem escrever uma redação dissertativa-argumentativa, sob supervisão de um professor orientador, com o tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”.

Como participar

A redação deve ser produzida em ambiente escolar e transcrita na folha de redação oficial do concurso, disponível no site http://senado.leg.br/jovemsenador. Todas as informações sobre o programa e o regulamento também estão no mesmo endereço. A foto que ilustra a divulgação tem crédito de Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Critérios, prazos e etapas

Podem participar alunos matriculados em escolas públicas da rede estadual que tenham, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2026. Além disso, é exigida disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa no período de 17 a 21 de agosto de 2026. Serão selecionados 27 alunos, um de cada Unidade da Federação.

Os alunos devem entregar a redação escrita para a coordenação da escola até o dia 17 de abril. Em seguida, os textos passam por três etapas de seleção: uma interna na própria unidade de ensino, uma estadual na Secretaria de Educação e uma do Senado. Esses processos ocorrerão entre os meses de maio e junho. O resultado final será divulgado em 26 de junho de 2026.

Objetivo e premiação

A coordenadora estadual do projeto na Secretaria de Educação, Samantha Nobre, afirmou que o programa oferece oportunidade de vivência e discussão. “O objetivo é incentivar a educação midiática, combater a desinformação e a propagação do discurso de ódio, principalmente porque estamos em ano de eleições, marcado pela presença e participação dos jovens”, explicou a coordenadora.

A melhor redação, escolhida pela Comissão Julgadora, garantirá a participação do estudante e do professor orientador na Semana de Vivência Legislativa.

Assuntos nesse artigo:

#jovemsenador, #jovemsenador2026, #democracia, #redessociais, #senado, #senadofederal, #semanadevivencialegislativa, #brasilia, #ensinomedio, #escolaspublicas, #redacao, #educacaomidiatica, #desinformacao, #discursodeodio, #eleicoes, #samanthanobre, #secretariadeeducacao, #selecao, #resultado, #prazos

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

Nota Fiscal Amazonense amplia valores de prêmios e anuncia novo formato de sorteios mensais e regionais

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Imprensa Oficial do Estado do Amazonas celebra Dia Nacional do Gráfico e divulga produção de 1.641.689 impressos no biênio 2024 e 2025

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Adaf intensifica fiscalização no Porto da Ceasa para conter a mosca-da-carambola e coibir transporte irregular de frutos

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Amazonas Filarmônica realiza primeira apresentação no Teatro ICBEU com repertório integral de Beethoven em Manaus

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Arena da Amazônia recebe final do 1º turno do Barezão 2026 entre Amazonas FC e Nacional neste domingo

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Prefeitura de Manaus realiza manutenção do pavimento na avenida Eduardo Ribeiro para garantir trafegabilidade no centro histórico

6 de fevereiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania