Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura do Município de Goiania

Programa Cidade Segura já retirou mais de 19 toneladas de fios irregulares em Goiânia

3 de dezembro de 2025
Compartilhar

O Programa Cidade Segura da Prefeitura de Goiânia já alcançou, em 40 dias de atuação, a marca de mais de 19 toneladas de fios irregulares, inutilizados ou obsoletos retirados dos postes da capital. O balanço foi apresentado nesta terça-feira (2/12), durante reunião no Ministério Público de Goiás (MPGO).

A força-tarefa tem atuado diariamente para organizar a fiação de telecomunicações instalada de forma desordenada ao longo dos anos, que representa riscos à população e agravava a poluição visual. Ao todo, já foram regularizados 648 postes, em aproximadamente 17 quilômetros de vias.

De acordo com o presidente da Agência de Regulação de Goiânia (AR), Hudson Rodrigues Novais, atualmente 26 empresas do setor participam das ações, o equivalente a cerca de 24% das companhias com contratos ativos de compartilhamento de postes com a Equatorial Energia. “Estamos discutindo estratégias para ampliar essa adesão, incluindo a criação de um selo de reconhecimento para operadoras que contribuírem de forma efetiva com o projeto”, ressalta.

Segundo a promotora de Justiça Alice de Almeida Freire, titular da 7ª Promotoria de Justiça e responsável pela 8ª PJ de Goiânia, o objetivo é consolidar o Cidade Segura como política pública permanente, diante do avanço acelerado da banda larga e da multiplicação de operadoras de telecomunicações, fatores que intensificaram o acúmulo de cabos e tornaram urgente a intervenção do poder público.

Denúncia

A população também pode contribuir, informando fios baixos ou caídos pelo canal de denúncias da Agência de Regulação do Município: (62) 3416-2653. O atendimento é feito por mensagem com foto e endereço do local. Após a retirada, todos os materiais são encaminhados para acondicionamento na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e seguem para destinação ambiental adequada, incluindo o repasse a associações de catadores, conforme protocolo firmado com o MPGO.

A Operação Cidade Segura é realizada em parceria com o Ministério Público, a Associação das Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicação e Internet do Centro-Oeste (Aspres) e empresas do setor de telecomunicações. As equipes têm atuado prioritariamente em grandes corredores comerciais, como as avenidas 85, 24 de Outubro, Bernardo Sayão e Marechal Rondon, onde há alto fluxo de pessoas e maior risco associado à fiação acumulada. Após passar pela Avenida Mangalô, a operação deve seguir para a região Sudoeste de Goiânia.

Fotos: Gabriel Antonely

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Assuntos Prefeitura do Município de Goiania
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura do Município de Goiania

Comurg mantém força-tarefa de poda de gramado nesta quarta-feira

5 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

GCM aumenta efetivo durante Operação Carnaval Seguro

5 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Mabel empossa diretores de escolas e Cmeis eleitos pela comunidade escolar

5 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia destaca 750 agentes para combate ao Aedes aegypti

4 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Procon Goiânia aponta variação de até 200,40% nos preços de carnes, aves e suínos

4 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia prepara lei para facilitar a atividade econômica na cidade

4 de fevereiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania