A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), realizou o II Seminário Municipal da Primeira Infância. Sob o tema: “Por uma infância com direitos, afetos, vínculos e garantia de recursos”, a programação contou com apresentações e palestras que reforçaram a importância do cuidado integral na primeira infância. O seminário também marcou o encerramento das ações do Agosto Verde, mês de conscientização sobre cuidados com gestantes e crianças de até seis anos, oficialmente instituído em Goiânia pela Lei nº 11.023/2023.
Entre os destaques da programação, estiveram o Projeto Criancidade, da Secretaria Municipal de Educação (SME), a palestra da professora Vera Lúcia Morselli sobre relações parentais, a reflexão do conselheiro Daniel Goulart sobre investimentos no orçamento municipal e a palestra do professor Clemerson Elder Trindade Ramos, abordando o cuidado como ética fundamental. O evento terminou com uma mesa redonda com o tema: “Afeto e vínculo como prevenção de violações de direitos na primeira infância”, reunindo especialistas do setor.
O seminário também evidenciou a importância da intersetorialidade na gestão da primeira infância em Goiânia, reunindo de forma integrada diferentes secretarias municipais, o sistema de Justiça, a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, conselhos municipais de saúde e assistência social, o terceiro setor e a iniciativa privada.
Essa articulação, respaldada pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, fortalece políticas públicas coordenadas e permite que ações voltadas ao cuidado, proteção e desenvolvimento integral das crianças sejam planejadas e executadas de forma conjunta, promovendo equidade, eficiência e maior impacto social.
O evento contou ainda com o apoio de instituições como Fieg, Fecomércio e Sesc, reforçando o caráter coletivo da gestão da infância. A secretária Erizania Freitas destacou que o seminário representa “um espaço de construção coletiva, reafirmando o compromisso com a proteção, o afeto e os vínculos essenciais ao desenvolvimento infantil.”
Fotos: Semasdh
Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) – Prefeitura de Goiânia