A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste sábado (15/3) mais de 500 atendimentos em saúde a moradores da região Sudoeste da capital no 20° Mutirão de 100 dias, no Jardim Eli Forte. A iniciativa fortalece o combate à dengue e amplia a cobertura vacinal de diversos imunizantes no município.
“Os mutirões são uma maneira prática e direta de levar serviços de saúde para as comunidades, facilitando o acesso a consultas, exames, vacinas e ações preventivas, além de contribuirem para a identificação das necessidades locais”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.

“Cada ação, como a orientação para evitar hábitos que podem desenvolver doenças graves e o reconhecimento de sinais de alarme, a imunização, as visitas para controle de vetores, tem um impacto muito significativo na promoção de mais bem-estar e na redução de custos do sistema de saúde a longo prazo”, avalia o titular da SMS.
Durante o mutirão foram oferecidas consultas médicas com clínico geral, testes rápidos para covid-19 e infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), atualização de cartão vacinal, vacinação antirrábica, além de visitas de agentes de combate à endemias e agentes comunitários de saúde. O mutirão também contou com os serviços de aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e colesterol, distribuição de kits de higiene bucal, distribuição de repelentes e orientações em saúde.

O Baltazar Brito, morador do Faiçalville, se surpreendeu com a rapidez para realizar consulta médica durante a ação. “Eu fui muito bem atendido e não precisei esperar em fila. Isso é muito bom porque a gente consegue receitas médicas, orientações e tratamento aqui mesmo, sem precisar ir até uma unidade de saúde onde as pessoas estão precisando de atendimento com mais urgência”, pontuou.
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia