A Prefeitura de Goiânia lançou, em seu Instagram oficial, uma votação para que os goianienses escolham os nomes dos novos moradores do Zoológico. São duas jiboias e um casal de papagaios-campeiro, que foram resgatados, encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e, devido a circunstâncias que dificultam a sua sobrevivência no habitat natural, foram levados ao Zoo da capital.
Para as jiboias, as sugestões de nomes são Zangado, Snakespeare, Hórus e Zeus. Já para o casal de papagaios-campeiro, as opções são Hermione e Ronie, Clara e Francisco, e Eduardo e Mônica. Para votar, basta acessar a publicação no Instagram da Prefeitura de Goiânia e registrar sua escolha nos comentários. Os nomes mais votados batizarão os animais.

Os papagaios foram apreendidos em uma residência, onde eram mantidos ilegalmente, sem a documentação exigida por lei. Inicialmente, foi feita a tentativa de devolvê-los ao habitat natural, mas, como eles já estavam domesticados, não foi possível, pois eles seriam presas fáceis na natureza. Os pássaros chegaram ao Zoológico no dia 21 de janeiro e passaram por um período de quarentena até 8 de março, quando foram encaminhados ao recinto.
As jiboias pertencem à espécie Boa constrictor e pesam 3,1 kg e 2,8 kg. Uma delas já foi colocada no recinto que simula seu habitat natural, enquanto a outra ainda cumpre o período de quarentena, obrigatório para observação da saúde do réptil.
A primeira jiboia chegou ao Zoológico em 19 de janeiro, vinda do Cetas. Ela foi resgatada durante um incêndio criminoso em uma área de vegetação, no qual sofreu graves ferimentos. Após receber os cuidados necessários da equipe do Zoo, recuperou-se rapidamente. No entanto, devido às cicatrizes, não pôde ser devolvida à natureza.

A segunda jiboia era criada de forma clandestina em uma residência em Caldas Novas e foi resgatada pela polícia e encaminhada ao Cetas de Catalão, onde foi constatado que, por ter sido criada desde filhote em cativeiro e desenvolvido um comportamento dócil, sua reintrodução na natureza não seria viável. Assim, foi transferida para o Zoológico de Goiânia e deverá ser exposta ao público a partir do dia 20 de março, após o período de quarentena.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia