
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta semana, a distribuição de 40 poltronas de hidratação, 92 escadas hospitalares e 42 suportes para soro às unidades de urgência e emergência da capital. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, os itens permitem ampliar a qualidade da assistência a pacientes com dengue.
“Nós recebemos os materiais por meio de doação do estado de Goiás, avaliamos o estado de conservação dos itens em uso em cada uma das 11 unidades que ofertam pronto atendimento e distribuímos os novos equipamentos por toda a rede de urgência”, detalhou Luiz Pellizzer. “São materiais muito importantes para que a gente possa atender melhor, com mais conforto e dignidade aos pacientes, nesse período do ano em que historicamente temos aumento de casos da doença”, afirmou o secretário.
As poltronas foram entregues nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) Chácara do Governador, Novo Mundo, Noroeste, Itaipu e Jardim América; nos Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS) Vila Nova, Cândida de Morais, Finsocial, Campinas e Bairro Goiá e no Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (CIAMS) Urias Magalhães. “É uma medida estratégica nesse período de picos de casos de dengue, porque a hidratação é a principal conduta terapêutica para a doença”, explica a gerente de Urgência e Emergência da SMS, Jeisa Cristina.
“A oferta desse cuidado, da forma adequada e no tempo certo, evita o agravamento dos casos e reduz a pressão sobre as unidades hospitalares, porque a demanda é solucionada ali mesmo nas UPA’s e CAIS”, destaca a gerente.
Casos
Em 2026, a rede municipal de saúde já realizou 2.131 atendimentos a pacientes com sintomas de dengue. Neste ano, a capital registra 2.158 casos confirmados da doença, cenário semelhante ao mesmo período do ano passado, quando 2.294 casos de dengue haviam sido registrados.
Fotos: SMS
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia
