Semulsp recolheu 72.925 toneladas e ampliou ações na orla, igarapés, cemitérios e em 44 comunidades rurais.
Segundo a Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) recolheu, durante o mês de novembro, 72.925 toneladas de resíduos em ações realizadas na cidade. As atividades incluíram limpeza da orla do rio Negro, intervenções em igarapés, atendimento a comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, plantio de mudas em cemitérios e entrega de espaços públicos revitalizados.
“O mês de novembro começou com a entrega da praça do Anjo, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, e terminou com a instalação da Cruz Gloriosa, na rotatória do bairro Colônia Antônio Aleixo, em homenagem pelos 75 anos da Paróquia Nossa Senhora das Graças, além de diversas ações de limpeza que temos reforçado diariamente. Nossas equipes estão por todas as áreas, com serviços que devolvem a beleza para a cidade, como determina o prefeito David Almeida”, disse o secretário da Semulsp, Sabá Reis.
Volume de resíduos e varredura
Do total recolhido em novembro, 21.310 toneladas foram retiradas das ruas e 51.615 toneladas advieram da coleta domiciliar. As 12 ecobarreiras instaladas nas saídas dos igarapés reteram 324 toneladas de resíduos antes que chegassem ao rio.
No transbordo, foram contabilizadas 369 toneladas, formadas pelo material recolhido na limpeza da orla, nos igarapés sem ecobarreiras e pela coleta semanal realizada pela Semulsp em 44 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas. As praias da Lua, Tupé e Ponta Branca também integraram a ação, com coletores flutuantes e o apoio de 18 garis comunitários.
Plantio de mudas nos cemitérios
Durante o mês, a Semulsp realizou arborização nos cemitérios municipais, com o plantio de cerca de 300 mudas de pau-pretinho, com mais de um metro de altura, e de jasmim-do-Caribe. As espécies foram utilizadas na recomposição paisagística e na ampliação de áreas verdes dos espaços de visitação.
Combate ao descarte irregular
Foram desarticuladas 602 lixeiras irregulares, com a retirada de mais de 3 mil toneladas de resíduos acumulados em áreas críticas da cidade.
Coleta seletiva e serviços complementares
A coleta seletiva somou 58.070 toneladas entregues nos 37 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados em supermercados. O serviço porta a porta registrou 53.820 toneladas coletadas. Também foram recolhidos 2.058 pneus e, na coleta agendada de grandes objetos, foram retirados 2,4 mil objetos.
Manutenção urbana
As equipes executaram capina, varrição e roçada em mais de 22 mil quilômetros de vias. Foram realizadas 2,3 mil quilômetros de pintura de meios-fios e calçadas, 304 quilômetros de lavagem de feiras e vias, quase 78 quilômetros de ajardinamento e poda de 1.753 árvores. Além disso, várias equipes atuaram na desobstrução de bueiros em diferentes zonas da cidade.
Educação ambiental e atendimento
As ações de educação ambiental alcançaram 14.453 pessoas em 72 atividades. O Disk Semulsp registrou 1.788 atendimentos, conforme dados da secretaria.
Com presença diária em todas as zonas urbanas e ribeirinhas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semulsp, informa que segue com o planejamento de limpeza urbana, manejo de resíduos e oferta de serviços de manutenção e atendimento à população.
Texto – Dora Tupinambá / Semulsp
Fotos – Divulgação / Semulsp
Assuntos nesse artigo:
#limpezaurbana, #manaus, #semulsp, #residuos, #coletaseletiva, #orla, #igarapes, #ecobarreiras, #lixeiras, #cemiterios, #plantio, #mudas, #comunidadesrurais, #ribeirinhas, #praias, #gariscomunitarios, #manutencaourbana, #educacaoambiental, #disksemulsp, #paroquianossasenhoradasgracas
