Prefeitura de Manaus faz obra emergencial para recuperar o sistema de drenagem profunda no cruzamento da rua Pedro Collor com a travessa Milton Moraes.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza, nesta quinta-feira, 19/2, uma obra emergencial de recuperação do sistema de drenagem profunda no cruzamento da rua Pedro Collor com a travessa Milton Moraes, na comunidade Riacho Doce 2, bairro Cidade Nova, zona Norte da capital. As equipes atuam com escavações, desobstrução, limpeza e substituição de trechos de tubulação danificada.
Motivo da intervenção
Durante os serviços, as equipes da Seminf identificaram comprometimento da rede de drenagem devido ao acúmulo de resíduos sólidos descartados de forma irregular em via pública. Conforme a prefeitura, esses materiais são arrastados pela chuva para dentro das galerias subterrâneas, o que reduz a vazão e prejudica o funcionamento do sistema de drenagem.
Materiais removidos e ações executadas
As equipes retiraram da tubulação itens como sapatos, garrafas, sombrinhas, roupas, pneus e colchões. Foram realizadas escavações para acessar a galeria subterrânea, limpeza para desobstrução e a substituição de trechos de tubulação que apresentaram danos.
O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, afirmou que a intervenção foi determinada pelo prefeito David Almeida. “Aqui na comunidade Riacho Doce 2, o sistema de drenagem teve o funcionamento comprometido por fatores que se intensificam no período chuvoso, quando resíduos acabam sendo levados para dentro da rede. Por determinação do prefeito David Almeida, as equipes da Seminf atuam na recuperação da estrutura, com foco em garantir mais segurança, dignidade e qualidade de vida para os moradores”, disse Renato Junior.
Integração com concessionária e próximos passos
Ainda durante a avaliação técnica foram identificadas estruturas danificadas na tubulação da concessionária Águas de Manaus, que foi notificada. De acordo com a Prefeitura, a concessionária atuará de forma integrada para solucionar a situação com segurança e no menor prazo possível.
Concluída a recomposição da rede sob responsabilidade da Prefeitura e a reparação da tubulação de responsabilidade da Águas de Manaus, a via será submetida a serviços de reaterro e compactação do solo. Posteriormente, será realizada a pavimentação asfáltica para restabelecer as condições de trafegabilidade e segurança viária no trecho.
O morador Edilson Lima, 59 anos, técnico de som, avaliou o atendimento da prefeitura. “A Prefeitura de Manaus trouxe equipes qualificadas, com operários que trabalham pensando em melhorar a vida dos cidadãos. O sentimento é de alívio e gratidão pelo trabalho. Parabéns à prefeitura”, afirmou o morador.
A Prefeitura de Manaus ressalta que a preservação dos sistemas de drenagem é fundamental para o bom funcionamento da cidade, especialmente no período chuvoso, e que a adoção de práticas adequadas na destinação de resíduos contribui para reduzir impactos e garantir segurança, mobilidade e qualidade de vida à população.
Texto – Maria Amed / Seminf
Fotos – Márcio Melo / Seminf
Assuntos nesse artigo:
#prefeiturademanaus, #seminf, #recuperacaodedrenagem, #drenagemprofunda, #riachodoce2, #cidadenova, #zonanorte, #pedrocollor, #miltonmoraes, #residuossolidos, #aguasdemanaus, #renatojunior, #davidalmeida, #tubulacao, #pavimentacaoasfaltica, #reaterro, #desobstrucao, #limpeza, #alagamentos, #manutencaourbana
