Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Prefeitura de Manaus realiza demolição administrativa de obras irregulares em dois bairros da cidade

12 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Intervenção do Implurb retirou construção sem alvará na praça do Amarelinho e um toldo que avançava sobre calçada pública.

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realizou nesta quinta-feira, 12/2, duas demolições administrativas em áreas públicas nos bairros Educandos, zona Sul, e São Raimundo, zona Oeste. As ações ocorreram após notificações e por obras não passíveis de regularização: uma construção na praça do Amarelinho, na avenida Rio Negro, sem alvará nem projeto aprovado, e uma estrutura de toldo que avançava sobre a calçada e funcionava como oficina mecânica e de pintura.

Motivo e procedimento

Conforme o Implurb, a intervenção na praça configurava ocupação indevida de logradouro público e descumprimento da legislação urbanística vigente. No caso do toldo em São Raimundo, a estrutura ocupava área destinada ao uso coletivo e comprometia a circulação. O proprietário havia sido notificado e autuado diversas vezes, inclusive para realizar a demolição voluntária, sem atender às solicitações da fiscalização. Diante do não cumprimento, a demolição foi executada de forma administrativa.

As ações foram executadas com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf); da Guarda Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Posicionamento do fiscal​

O fiscal de obras e posturas, Sidney Costa, afirmou que a ocupação irregular de áreas públicas prejudica a coletividade. “Quando há notificação e não ocorre a regularização, a demolição administrativa é a medida prevista na legislação para garantir o ordenamento urbano e o direito coletivo ao uso desses espaços”, disse ele.

O instituto ressaltou que ocupações irregulares estão sujeitas às penalidades previstas em lei, incluindo autuação, aplicação de multas e demolição administrativa, além de outras sanções cabíveis. Segundo o órgão, qualquer uso do espaço público deve ser previamente solicitado, avaliado e, se pertinente, autorizado, e a Divisão de Controle (Dicon) atua diariamente para conter irregularidades.

Como a população pode colaborar

A Prefeitura informou que moradores podem colaborar por meio do Disque Denúncia pelos telefones (92) 3673-9305 e pelo 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos, e também pelo e-mail [email protected].

Base legal

A demolição administrativa está prevista no Código de Obras e Edificações do Município, no artigo 40, podendo ser aplicada de forma parcial ou total quando a construção apresentar incompatibilidade com a legislação vigente que não admita regularização; oferecer risco à segurança pública, hipótese em que poderá ser executada de forma imediata; ou ainda quando a obra ou edificação estiver sendo realizada em área ou logradouro público.

Texto – Yasmin Ferreira/Implurb
Fotos – Divulgação/Implurb

Assuntos nesse artigo:

#demolicaoadministrativa, #manaus, #implurb, #educandos, #saoraimundo, #pracaamarelinho, #avenidarionegro, #seminf, #semseg, #immu, #guardamunicipal, #dicon, #disquedenuncia, #fiscalizacao, #codigoobras, #artigo40

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

Sine Amazonas divulga 158 vagas de emprego e atendimento presencial nesta sexta-feira (13/02) das 8h às 14h

12 de fevereiro de 2026
Cultura

Prefeitura de Manaus conclui recuperação da rede de drenagem na rua Girassol e restabelece escoamento das águas pluviais no Lírio do Vale 1

12 de fevereiro de 2026
Cultura

Prefeitura de Manaus amplia programação do parque Cidade da Criança com minigolfe, badminton e atividades familiares durante a Copa do Mundo

12 de fevereiro de 2026
Cultura

Governo do Amazonas mantém 25 unidades de saúde e posto no Sambódromo para o Carnaval na Floresta 2026

12 de fevereiro de 2026
Cultura

Governo do Amazonas autoriza recuperação da AM-254 e obras viárias em Autazes com investimento previsto

12 de fevereiro de 2026
Cultura

Amazonas registra redução de 47% nos roubos de celular em janeiro de 2026, aponta SSP-AM

12 de fevereiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania