Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia realiza reunião técnica sobre aplicação de lei que garante reserva de vagas de trabalho a pessoas em situação de rua

13 de novembro de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), realizou, nesta quinta-feira (13/11), reunião técnica para orientar servidores sobre a aplicação da Lei Municipal nº 10.462/2020, que determina que 5% das vagas de trabalho em contratos de serviços com mão de obra não especializada firmados pela administração municipal sejam destinadas a pessoas em situação de rua. O encontro, que ocorreu no Paço Municipal, reuniu servidores de todas as secretarias, especialmente diretores administrativos, gerentes de apoio e fiscais de contratos.

A medida segue recomendações do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) e do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), e é regulamentada pelo Decreto nº 4.685/2024 e pela Instrução Normativa Conjunta nº 02/2025 – CGM/Semasdh.

O controlador-geral do Município, Juliano Bezerra, ressaltou que a lei, que nasceu em Goiânia, é inovadora e tem potencial para servir de exemplo para outras cidades. “A importância dessa lei é enorme, principalmente pelo impacto social que ela representa. Nosso compromisso é garantir que ela seja aplicada e com eficiência. Temos a participação do Tribunal de Contas, do Ministério Público e de toda a equipe da prefeitura, o que mostra a seriedade e o pioneirismo de Goiânia nessa política pública”, afirmou. “Esse sucesso só é possível graças à colaboração de todos os envolvidos e, principalmente, à liderança do prefeito Sandro Mabel, que tem dado à lei uma importância real e que determinou que orientássemos as empresas e servidores da prefeitura para que ela seja efetivamente cumprida”, completou.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Erizânia de Freitas, explicou como se dará a aplicação prática da norma. “Todas as vezes que a administração municipal firmar contrato com empresas que utilizem mão de obra não especializada, 5% das vagas deverão ser ocupadas por pessoas em situação de rua. A Semasdh, por meio do Centro Pop, fará o acompanhamento dessas contratações, oferecendo suporte completo, como transporte nos primeiros 30 dias de trabalho, encaminhamento para casas de acolhida e orientações sobre apresentação pessoal”, afirmou.

Segundo a secretária, a pasta também oferece cursos de qualificação profissional em parceria com outras instituições, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho para o público atendido. “O objetivo é garantir que essas pessoas tenham oportunidade real de reinserção social e profissional”, detalhou Erizânia.

Representando o Tribunal de Contas dos Municípios, o auditor de controle externo Ralf Rodrigues de Araújo explicou que a lei enfrentou diversos desafios jurídicos até chegar ao estágio atual de implementação. “O mais importante agora é olhar para frente e trabalhar em parceria. O Tribunal de Contas está à disposição para colaborar com o município e garantir que essa política alcance seu objetivo social”, afirmou.

O auditor do Ministério Público de Contas, Fernando Vilela, também falou sobre a importância da iniciativa. “Mais do que fiscalizar, nossa intenção é contribuir para que o município consiga executar essa política pública de forma efetiva. O sucesso dessa ação depende principalmente dos servidores que estão na ponta, fiscalizando contratos e atuando diretamente com o público beneficiado”, disse.

Genival Santos é um dos trabalhadores já beneficiados pela aplicação da Lei nº 10.462/2020. Ele vivia em situação de rua e foi contratado pela empresa Limpa Gyn como coletor. “Os assistentes sociais me procuraram, me ofereceram a vaga e a empresa me deu uma oportunidade. Eu aceitei e, hoje, já sou operador de máquinas. Pra mim, é uma honra. Estou vivendo uma nova realidade na minha vida”, relatou.

Fotos: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Assuntos Prefeitura do Município de Goiania
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia informa como será o trânsito durante pré-Carnaval 2026

5 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia notifica Equatorial e determina suspensão imediata de podas de árvores na capital

5 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Procon Goiânia apreende 50 quilos de carnes vencidas em fiscalização de câmaras frias

5 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia emite autorizações para ambulantes no pré-Carnaval

5 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia realiza feira para aproximar produtores da agricultura familiar e consumidores

5 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Comurg mantém força-tarefa de poda de gramado nesta quarta-feira

5 de fevereiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania