A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), inicia a capacitação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. O serviço prevê formação técnica, jurídica e psicossocial para famílias interessadas.
“Com o retorno do serviço Família Acolhedora, estamos restaurando a esperança de proteção e vínculos emocionais seguros para nossas crianças, é um compromisso com o futuro da nossa cidade”, destacou o prefeito Sandro Mabel sobre a relevância do projeto. Em 2025, com a reestruturação do serviço, mais de 30 famílias manifestaram interesse em participar do serviço. Até o final de 2024, apenas uma criança estava sendo acolhida por família na capital.
A secretária Erizânia Freitas defende que a capacitação é um passo decisivo para formar famílias capazes de acolher com sensibilidade e responsabilidade. “O acolhimento familiar promove um cuidado mais humanizado, essencial para assegurar às crianças e adolescentes o direito à convivência familiar, conforme assegura o ECA”, afirmou.

Em Goiânia, a base legal para esse serviço foi instituída com a Lei Municipal nº 10.269, de 5 de novembro de 2018, regulamentada pelo Decreto nº 1.336, de 15 de julho de 2020. No entanto, mesmo com essa estrutura legal, o serviço permaneceu subutilizado. No âmbito federal, o acolhimento familiar foi consolidado como Serviço Socioassistencial de Proteção Social Especial de Alta Complexidade com a Resolução CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009.
A retomada do programa foi viabilizada também por uma parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que garantiu o custeio das bolsas de acolhimento familiar, elemento essencial para a manutenção e qualidade do serviço.
A capacitação é conduzida por uma equipe multidisciplinar, com atendimentos periódicos e suporte contínuo às famílias. A capacitação para se tornar uma família acolhedora é realizada na sede do Família Acolhedora, localizada na Av. C-198, Qd. 494, Lt. 17, no Jardim América, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h30, nos dias 18 e 25/8; e nos dias 1º, 8 e 15/9 de 2025. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (62) 99205-6826.
Foto: Divulgação/Semasdh
Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) – Prefeitura de Goiânia