
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), promove ao longo do pré-Carnaval e do Carnaval uma série de ações integradas de orientação, conscientização e promoção de direitos humanos em espaços de grande circulação de pessoas na capital. As iniciativas aliam lazer, cultura e responsabilidade social.
No dia 6 de fevereiro, a Semasdh vai participar da 4ª edição do Bloco de Carnaval “Nem Vem”, que acontece das 19h às 23h, com concentração na Praça do Sol. A programação tem início às 19h, com caminhada acompanhando o trio elétrico em direção à sede do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), contando com atrações culturais ao longo do percurso.
Durante todo o trajeto, a Superintendência de Políticas para Mulheres realizará abordagens diretas junto ao público, com orientações sobre os serviços da rede de proteção, formas de denúncia e os diferentes tipos de violência contra mulheres e meninas. As ações incluem a distribuição de material informativo e dos kits de proteção “Carnaval com Direitos”, compostos por preservativos, com foco na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e na promoção do autocuidado.
Já no dia 7/2, a secretaria intensifica sua atuação no Folia Goiás 2026, a partir das 15h, na Avenida 85, com uma ação ampliada de conscientização e orientação ao público. Equipes técnicas estarão mobilizadas para dialogar diretamente com os foliões sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, igualdade racial, igualdade de gênero, direitos humanos, direitos da população LGBTQIA+, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com orientações sobre PrEP e PEP, esclarecimento de dúvidas e distribuição de materiais educativos e dos kits de proteção.
Ainda no dia 7, também haverá a presença no Bloco Macumbloco, com concentração às 16h30 e cortejo pelas ruas do Setor Oeste. Durante o evento, as equipes realizarão abordagens educativas junto ao público, com orientações sobre direitos humanos, prevenção às violências, enfrentamento à discriminação, promoção da igualdade de gênero e do respeito à diversidade, além da distribuição de materiais informativos.
Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) – Prefeitura de Goiânia
