A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), realiza, entre os dias 18 e 20 de agosto, uma série de ações em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19. O objetivo é dar visibilidade à causa, ampliar espaços de diálogo e reforçar políticas de acolhimento e inclusão.
“Em Goiânia, estamos comprometidos com a mudança dessa realidade. Vamos trabalhar com acolhimento e políticas públicas eficazes para garantir um futuro melhor para todos”, destaca o prefeito Sandro Mabel. Já a secretária Erizânia Freitas destaca que a proposta da prefeitura é manter ações contínuas. “O Dia Nacional de Luta é um marco importante, mas nosso compromisso é diário. Estamos empenhados em criar espaços permanentes de acolhimento e inclusão”, destacou.
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, é um marco de resistência, memória e reivindicação de direitos. A data relembra a luta contra a invisibilidade social e a violência, chamando toda a sociedade a reconhecer a dignidade e a humanidade dessas pessoas. Em Goiânia, a data ganha ainda mais força com iniciativas que unem cuidado, escuta e inclusão.
As ações têm como objetivo de fortalecer o diálogo e reafirmar o compromisso da gestão municipal com a dignidade e os direitos dessa população. A programação envolve atendimentos, espaços de escuta ativa, atividades culturais e encaminhamentos para serviços socioassistenciais.
No dia 18 de agosto, ocorre uma mobilização na região da 44, com atendimentos, orientações e atividades voltadas ao acolhimento e à valorização social e cultural da população em situação de rua. Já no dia 19, está prevista uma roda de conversa participativa, conduzida por profissionais da assistência social e da psicologia, com foco na escuta, no fortalecimento das vivências e no protagonismo das pessoas atendidas no Centro Pop.
Encerrando a programação, no dia 20 de agosto, haverá um bate-papo com o prefeito Sandro Mabel, autoridades municipais e pessoas em situação de rua. Além de um momento de diálogo, serão realizados encaminhamentos para serviços socioassistenciais e apresentações culturais com talentos revelados durante as ações.
Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) – Prefeitura de Goiânia