A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a organização não governamental Instituto Futebol De Rua, leva o Projeto Futebol de Rua para as escolas municipais Profª Dalka Leles e Senador Darcy Ribeiro. A abertura da ação aconteceu ontem, (4/9), na Escola Municipal Profª Dalka Leles.
Com objetivo de atender de forma qualitativa comunidades em áreas de vulnerabilidade social, nas mais diversas esferas de desenvolvimento humano, econômico, esportivo e educacional, o projeto atenderá, semanalmente, 200 crianças matriculadas nas duas unidades educacionais. Nelas, meninos e meninas ocuparão o espaço da escola no contraturno escolar, para praticar o futebol e desenvolver a cidadania de forma organizada, dirigidos por especialistas da ONG.
A proposta é superar desigualdades e estimular o protagonismo de crianças e adolescentes, promovendo a inclusão esportiva, educacional, cultural, tecnológica e ao mundo do trabalho. A ONG Instituto Futebol De Rua promove aulas de futebol e formação humana. A regra nº 1, o Fair Play, o gol vale menos que o drible e os alunos são os árbitros de seus próprios jogos. Dessa maneira, estimulam o diálogo, a interação e promovem valores positivos e protagonismo dentro e fora de campo.
Roberta Alves, gerente da Gerência de Desporto Educacional (Gerdes), explica que, por meio desse esporte, com as regras adaptáveis, é possível desenvolver ações formativas para a cidadania e promover valores positivos que possam ressignificar a vida dos estudantes. “O esporte possibilita a socialização, por meio do trabalho em equipe, além de contribuir para a inclusão social e respeitar as diferenças. Assim, fomentar o desporto faz a diferença nas relações humanas”, comenta.
Fundado em 2006, o Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, que promove a inclusão social, por meio do esporte educacional, da cultura e da tecnologia. Em 18 anos de atuação, beneficiou mais de 45 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em todos os estados do Brasil.
Com sedes em Curitiba (PR) e João Pessoa (PB), opera mais de 150 núcleos em 107 cidades, atendendo, simultaneamente, cerca de 10 mil crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos. Sua metodologia alia formação humana ao futebol de rua, com foco no protagonismo, no diálogo e no respeito mútuo. Para tanto, cria-se um ambiente participativo, dando voz aos educandos e mostrando como usar o diálogo como mecanismo de interação e solução de diferenças. Dessa maneira, possibilita o desenvolvimento de habilidades para pensar e atuar sobre as realidades sociais.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia