Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia inicia aplicação de novo imunizante contra bronquiolite

10 de fevereiro de 2026
Compartilhar

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia, a partir desta semana, a oferta do anticorpo monoclonal Niservimabe na rede municipal de saúde. O imunizante é destinado a bebês prematuros e crianças com comorbidades, protegendo contra formas graves de infecções por Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite.

“A aplicação de Niservimabe é mais uma estratégia de combate à bronquiolite, que visa proteger de forma diferenciada bebês e crianças com maior risco de desenvolver complicações respiratórias graves”, destaca o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. “O Niservimabe é um anticorpo pronto, que confere proteção imediata após a aplicação, diferente das vacinas tradicionais que estimulam o sistema imunológico do bebê a responder ao vírus ao longo do tempo”, explica o médico.

O Niservimabe é ofertado para bebês prematuros com até 36 semanas e seis dias de gestação e para crianças menores de dois anos de idade com as seguintes comorbidades: doença cardíaca congênita hemodinamicamente significativa (DCC); síndrome de Down; doença pulmonar crônica da prematuridade (DPCP); grave imunocomprometimento; fibrose cística; doenças neuromusculares graves; anomalias congênitas das vias aéreas e doenças pulmonares graves.

O imunizante é ofertado nas maternidades municipais Célia Câmara, Nascer Cidadão e Dona Íris – para bebês e crianças que são pacientes das unidades de saúde – e no Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante (CMV) do Setor Pedro Ludovico, para pacientes de Goiânia que se enquadram nas indicações. “O Niservimabe é administrado em dose única para prematuros e em uma ou duas doses para crianças com comorbidades. O anticorpo foi incorporado ao SUS neste ano, substituindo o Palivizumabe, que era aplicado em várias doses mensais, o que dificultava a adesão ao tratamento”, explica a gerente de Imunização da SMS, Nayara Parente.

“Nas maternidades municipais, as equipes assistenciais já identificam os casos que são elegíveis e encaminham para a aplicação das doses”, disse a gerente. “Já no caso dos bebês que não nasceram na rede municipal, a aplicação é feita no CMV e os pais ou responsáveis precisam apresentar documento do bebê, relatório ou prescrição médica de Nirsevimabe com indicação de prematuridade ou comorbidade e comprovação da idade gestacional ao nascimento, para os prematuros”, detalha Nayara Parente.

Célia Câmara
As gêmeas Heloísa e Helena Padilha, que nasceram com 34 semanas e permanecem hospitalizadas no Hospital e Maternidade Célia Câmara, receberam doses do anticorpo nesta segunda-feira (09). “A aplicação do Nirsevimabe ainda no ambiente hospitalar é estratégica para reduzir a probabilidade de agravamentos clínicos e reinternações. Nós estamos muito felizes em poder oferecer essa proteção aos nossos pacientes, porque é um imunizante seguro, eficaz e que salva vidas”, disse o obstetra da unidade de saúde, Rafael Mazon.

Fotos: SMS

Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Goiânia

Assuntos Prefeitura do Município de Goiania
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia encaminha 16 pessoas em situação de rua para vagas na construção civil

10 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Comurg realiza poda de gramado em bairros das regiões Central, Leste, Norte e Sul

10 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Procon Goiânia fiscaliza posto de combustíveis após denúncia de bomba baixa

10 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Mabel participa da entrega de uniformes e materiais à Comurg e diz que empresa vive novo momento

10 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura realiza audiência pública para apresentar resultados do Plano Municipal de Redução de Riscos em Goiânia

10 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Município de Goiania

Mabel inicia entrega de material escolar na rede municipal de Educação

10 de fevereiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania