Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia garante prioridade para retomada de obras da Casa da Mulher Brasileira na capital

28 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Em reunião realizada nesta quinta-feira (28/2), a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia, a titular Secretaria de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Erizânia Freitas, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, discutiram um plano de trabalho para garantir as obras da Casa da Mulher Brasileira na capital. A construção, iniciada em 2023, avançou apenas 7%, e gerou questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a demora na execução do projeto.

A ministra explicou que o TCU notificou o Ministério das Mulheres devido ao prazo excessivo de duração da obra. “No contrato, o tempo previsto era de 18 meses, mas já ultrapassamos 20 meses e a construção não foi concluída. Estamos aqui para resolver essa questão e o TCU nos deu um prazo de 180 dias para apresentar uma proposta de encaminhamento e solução para o problema”, afirmou.

Para evitar a paralisação da obra e a necessidade de uma nova licitação, a ministra destacou a importância do compromisso político da administração municipal. “O município é o responsável pelo contrato e pelo convênio, e os recursos já estão disponíveis. Com vontade política e um plano de trabalho estruturado, temos condições de resolver essa situação. Nossa meta é inaugurar essa Casa da Mulher Brasileira no dia 8 de março de 2026”, declarou.

A vice-prefeita de Goiânia, coronel Cláudia, pontuou que a gestão do prefeito Mabel se movimenta para resolver a questão desde o período de transição de governo. “Em dezembro do ano passado, o prefeito Mabel já envidava esforços. Nós tivemos reuniões com a CGU, reunião com a Caixa e com todos os entes responsáveis pela obra. O que nós queremos é fazer um novo cronograma, um novo plano de ação, uma gestão efetiva envolvendo todas as partes para que a gente possa voltar ao curso normal do desenvolvimento dessa obra. Vamos envidar os esforços para que ela possa ser concluída até num prazo mais reduzido, esse é o nosso compromisso, o compromisso da gestão.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Erizânia de Freitas também destacou a importância da obra e a necessidade de agilidade em sua execução. “Um equipamento público extremamente importante no atendimento à mulher, que foi negligenciado na gestão anterior, mas que nessa gestão é prioridade e é determinação do prefeito Sandro Mabel que a gente possa trazer celeridade nesse contrato”, falou.

A deputada federal Adriana Accorsi, também presente na reunião, destacou a importância do compromisso em concluir a obra. “Logo depois das últimas eleições, eu liguei para o prefeito Sandro Mabel, já tinha parabenizado ele pela vitória, e no mesmo dia, a primeira coisa que conversei com ele sobre Goiânia foi a Casa da Mulher Brasileira. Eu disse pra pegarmos para valer, entregar essa obra, numa grande parceria entre o município, o Estado e o governo federal. É uma estrutura para atender as mulheres, para proteger, oferecer serviço público de qualidade, e nós vamos conseguir isso aqui”, ressaltou.

A vereadora Kátia Maria também falou sobre o trabalho de parceria para o avanço das obras da Casa da Mulher Brasileira em Goiânia. “O fato é que nós precisamos tirar a Casa da Mulher Brasileira do papel e fazer ela um organismo vivo para atender as mulheres de Goiânia e da região. Tudo aquilo que a gente puder fazer junto ao Governo Federal para ajudar o município, nós vamos fazer. Porque isso não é para a administração, é para o povo de Goiânia”, pontuou.

Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher Brasileira é um projeto do Governo Federal em parceria com os municípios. O local oferece atendimento especializado às mulheres em situação de violência, com serviços integrados como acolhimento, atendimento psicossocial, delegacia especializada, apoio jurídico, defensoria pública, promotoria, além de alojamento de passagem. O objetivo é facilitar o acesso das mulheres a esses serviços em um único local, garantindo proteção e atendimento humanizado. A unidade em Goiânia está sendo construída no Setor Goiânia 2, em uma área de 3.600m².

Fotos: Ruber Couto

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Assuntos Prefeitura do Município de Goiania
Redação 28 de fevereiro de 2025 28 de fevereiro de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura realiza limpeza do lago do Parque Botafogo

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Obras de alargamento de pista da Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, entram em estágio final

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia realiza 588 podas preventivas durante Mutirão de Zeladoria no Parque Amazônia

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia leva crianças carentes ao maior festival de E-Sports de Goiás

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Biblioteca Municipal Cora Coralina faz doação de livros literários à população

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Em reunião na Semad, Prefeitura de Goiânia apresenta estudo que reafirma segurança do aterro sanitário

18 de julho de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania