
A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia, inaugurou, na tarde deste sábado (20/12), a nova sala de parto humanizado do Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI). A nova instalação do modelo PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto) passa a integrar a estrutura da unidade, ampliando a política de humanização do atendimento às gestantes na rede municipal de saúde. A vice-prefeita esteve acompanhada do secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, e de Guilherme Almeida, diretor-presidente do Instituto Patris, organização que gere a unidade.
“Ao entrar nessa sala PPP, vejo que lindo que ficou. Temos esse objetivo de olhar para algo e ver o seu potencial. Olhar para um espaço que, muitas vezes, estava esquecido, e fazer a diferença. Que possamos continuar fazendo a diferença, atendendo a população, as mães, e as crianças”, ressaltou a vice-prefeita Coronel Cláudia, durante a solenidade de entrega do novo ambiente.
O secretário Luiz Pellizzer frisou a importância da alteração no modelo de gestão das três maternidades municipais, que ocorreu no fim de agosto, para a melhoria do sistema de saúde do município. Após a mudança, as maternidades municipais registraram retomada integral dos atendimentos. Entre setembro e novembro de 2025, já sob a nova administração, foram realizados 14.501 atendimentos de urgência e emergência, 7.704 internações e 2.151 partos, números que demonstram o pleno funcionamento das unidades.
“Já são mais de cem dias de gestão Patris, nessa nova etapa. Nós conseguimos resolver essa dor do goianiense, que já durava três anos que, a cada quatro ou cinco meses, nós tínhamos as maternidades na mídia, no MP (Ministério Público). A gente sabe que, agora, a caneta é nova e desejo que essa parceria perdure por muitos anos”, disse Luiz Pellizzer.
O diretor-presidente do Instituto Patris, Guilherme Almeida, destacou como a gestão pública pode mudar a vida das pessoas. “São ações como essa que demonstram que é possível a gente transformar a vida da população. São ações simples, mas que trazem às pessoas a dignidade que elas esperam”, mostrou.
Salas PPP
A nova instalação do Hospital e Maternidade Dona Íris conta com iluminação especial para relaxamento, som ambiente, grade para alongamento, equipamentos que auxiliam o trabalho de parto e métodos não farmacológicos de alívio da dor. Além disso, a sala possui banheira, que possibilita o parto na água, prática associada à redução da dor, maior relaxamento e melhor evolução do trabalho de parto.
Projetada para oferecer um ambiente seguro, acolhedor e mais confortável, a nova sala PPP permite que a gestante permaneça no mesmo espaço durante todas as fases do parto, desde o pré-parto ao pós-parto, sem a necessidade de deslocamento para centro cirúrgico no momento do nascimento. O espaço tem capacidade para atendimento simultâneo de até cinco gestantes em todas as três fases.
Neste ano, a atual gestão municipal já investiu mais de R$ 150 milhões nas três maternidades. A mudança no modelo de gestão permitiu a recuperação da infraestrutura e retomada integral dos atendimentos nas unidades de saúde.
Fotos: SMS / Divulgação
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
