
A Operação de Enfrentamento à Dengue, realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contará com 750 agentes de combate a endemias. A força-tarefa vai atuar na execução de mais de 2,5 milhões de visitas domiciliares em toda a capital, incluindo os 1.116 imóveis mapeados que representam riscos à saúde pública e que passarão por vistorias compulsórias.
“Vamos vistoriar 2,5 milhões de casas neste ano, com os nossos agentes de saúde percorrendo todas as regiões de Goiânia, e precisamos do apoio das pessoas. O principal ato é, você que tem a sua casa, ir lá e virar os recipientes, colocar areia nos pratinhos de vaso de plantas, virar as garrafas, olhar se a caixa d’água está tampada. O sucesso desse combate depende de todos nós”, afirma o prefeito Sandro Mabel.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flávio Toledo, diante da previsão de entrada em circulação do vírus três da dengue em Goiânia, a pasta tem intensificado as ações, incluindo os atendimentos dos agentes de combate a endemias com bomba costal de Ultra Baixo Volume (UBV). A medida é utilizada para bloqueio focal e perifocal, do mosquito transmissor da dengue em regiões com casos positivados para dengue.

“A prefeitura tem realizado realmente uma mega operação, porque nós estamos usando todos os nossos equipamentos e pessoas no combate ao mosquito da dengue. Nós estamos tentando cercar de todas as formas possíveis para que a gente consiga abarcar a melhor quantidade possível de locais, desde as armadilhas, até os manejos que nossos agentes têm nas unidades de urgência, emergência e de saúde básica, que nos acionam à medida que fazem as notificações”, frisa o superintendente.
Toledo destaca que 50% da responsabilidade no combate à dengue é do poder público e 50% da população, que precisa receber os agentes de combate a endemias em casa e adotar os cuidados para prevenção e combate ao Aedes aegypti. “A população deve sempre receber a visita dos agentes de combate às endemias, que não estão ali para punir os moradores, mas para orientar e inspecionar com olhar criterioso todo o imóvel”, destaca o superintendente.
Cuidados
Entre os cuidados adotados em casa e destacados pela SMS, está a limpeza de calhas e ralos e a utilização de tampas nas caixas d’água. Para evitar a formação de criadouros estão ainda o descarte adequado de pneus, garrafas pet, recipientes e entulho e a manutenção de pratos e vasos de plantas com areia. É preciso ter atenção também com brinquedos, boias, lonas e objetos que ficam expostos à chuva e podem acumular água.
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia
