Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeito Sandro Mabel reforça parceria com Sebrae Goiás para simplificação de processos empresariais em Goiânia

19 de agosto de 2025
Compartilhar

O prefeito Sandro Mabel recebeu, nesta terça-feira (19/8), o relatório técnico elaborado pelo Sebrae Goiás sobre simplificação e desburocratização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas em Goiânia. O documento, fruto da parceria entre a Prefeitura de Goiânia e a entidade, traz o resultado de uma consultoria estratégica realizada entre maio e junho. Ele reúne diagnóstico, mapeamento e sugestões de melhorias para os fluxos administrativos municipais, com o objetivo de modernizar a gestão e facilitar a vida dos empreendedores.

Durante a entrega, Mabel destacou a necessidade de transformar a prefeitura em uma estrutura mais moderna e eficiente. “Nós precisamos modernizar a prefeitura, acabar com excesso de processos e os atrasos. O empresário quer montar um negócio, mas não consegue as licenças e acaba quebrando, isso é muito triste. Por isso, a simplificação é fundamental. A parceria com o Sebrae é muito importante nesse processo. Esse trabalho conjunto é para melhorar a vida do empreendedor e criar condições de sucesso para quem gera emprego e renda em Goiânia”, disse.

O gestor de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, Allan Máximo, ressaltou que o relatório é resultado de um processo de construção conjunta entre o Sebrae e a prefeitura, conduzido a partir do diálogo com as secretarias e as equipes técnicas. “Construímos esse processo para auxiliar no mapeamento e na criação de macro e micro fluxos. O relatório propõe a redução dessas etapas e será continuamente atualizado, em parceria com a prefeitura, para melhorar os fluxos e simplificar cada vez mais a vida do empreendedor”, destacou Máximo.

O relatório reúne um diagnóstico detalhado dos fluxos administrativos relacionados à abertura, alteração e baixa de empresas na capital. O documento apresenta propostas para simplificação de processos, com a redução de etapas, eliminação de retrabalhos e integração digital. Entre as medidas sugeridas estão a padronização de rotinas, auditorias contínuas e implementação de fluxos automáticos, o que permitirá maior agilidade e transparência, focada na otimização e modernização dos serviços públicos municipais voltados à formalização empresarial.

O documento revela ainda que Goiânia se destaca como a capital com maior taxa de empreendedorismo do Centro-Oeste, com, atualmente, mais de 295 mil empresas ativas. Entre 2015 e 2025, o número de pequenos negócios cresceu de forma consistente, por exemplo, segundo o levantamento do Sebrae Goiás, o número de microempreendedores individuais saltou de 41 mil para mais de 138 mil em 10 anos, aumento de 234%. Além disso, os pequenos negócios foram responsáveis por 61% dos novos postos de trabalhado gerados em 2025.

O secretário municipal de Eficiência, Fernando Peternella, apresentou avanços já implementados pela gestão, como a criação do alvará provisório e a unificação de etapas de fiscalização. “Já conseguimos várias etapas. Tem uns 90 dias que implantamos o alvará provisório, que era uma luta. Essa semana já vamos começar também a receber o licenciamento ambiental de forma digital. Até hoje recebíamos só de forma física, com pilhas de processos de um metro de altura. Agora vamos começar a soltar isso, e vai ser uma grande vitória para nós”, afirmou.

O secretário de Inovação e Transformação Digital, Fabio Christino, ressaltou que a digitalização é compromisso da atual gestão. “A tecnologia tem que ser meio de evolução: cidade inteligente é aquela que dá melhores condições para o cidadão viver e cuidar de si, o que inclui os empresários. O Sebrae é um parceiro essencial para nos ajudar nessa desburocratização. Com essa parceria e com o investimento que já está sendo feito, vamos conseguir digitalizar 100% da Prefeitura até o final de 2026 e oferecer serviços mais ágeis e eficientes para todos”, disse.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Euclides Siqueira, da secretária municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico, Ana Carolina Nunes, da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado (Semad), Andrea Vulcanis, do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Eduardo Veras, e da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, além de demais autoridades.

Fotos: Alex Malheiros

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Assuntos Prefeitura do Município de Goiania
Redação 19 de agosto de 2025 19 de agosto de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura do Município de Goiania

Prefeito Sandro Mabel visita ateliê de Siron Franco e discute intervenções artísticas para Goiânia

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Procon Goiânia divulga variação de 340% em itens hortifrutigranjeiros

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Comurg promove frente de serviços de limpeza e manutenção em 15 bairros da Região Sudoeste

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

No Dia Nacional do Cerrado, Prefeitura de Goiânia incentiva reflexão e cuidado ambiental entre estudantes

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Amma resgata 12 animais silvestres de espécies diferentes em sete dias

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Comurg oferece curso de operação de motosserras e motopodas para 120 servidores

10 de setembro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania