Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeito Sandro Mabel prestigia entrega de novas estações e veículos no BRT Leste-Oeste

14 de agosto de 2025
Compartilhar

O transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia deu mais um salto de qualidade, nesta quinta-feira (14/8), com a entrega de 19 estações do BRT Leste-Oeste, totalmente modernizadas. Também foram entregues 28 novos veículos, sendo seis articulados elétricos e 22 ônibus padrão Euro 6, sistema que atende à Região Metropolitana de Goiânia. A iniciativa integra o projeto Nova Anhanguera e consolida a capital como referência nacional em mobilidade urbana sustentável.

“Logo após a pandemia, para evitar o colapso de um sistema já sucateado, ele (governador Ronaldo Caiado) implantou, com determinação, um programa robusto de melhoria do transporte coletivo, contando com apoio das prefeituras, inclusive a de Goiânia. Hoje, estamos trazendo cada vez mais passageiros para um transporte digno, com ar-condicionado, Wi-Fi e pontualidade, inclusive com a metronização”, reforçou o prefeito Sandro Mabel.

Mabel destacou ainda que a fluidez no trânsito já aumentou em mais de 30% nos trechos metronizados, com maior regularidade operacional. “Estamos colocando os ônibus para rodar em velocidade semelhante à do metrô, com sincronização semafórica e prioridade no trânsito. Isso é respeito ao passageiro e eficiência para toda a cidade”, explicou. As obras de engenharia para liberar a terceira faixa para ônibus e motos, a chamada “onda verde” com semáforos sincronizados, e mais de 80 cruzamentos destravados com a implantação da direita livre pela Prefeitura de Goiânia também foram lembrados durante a entrega.

O governador Ronaldo Caiado destacou as transformações no transporte coletivo da capital. “Posso dizer que foi uma verdadeira revolução. Hoje, Goiânia já é referência nacional e caminha para ser um dos sistemas de transporte coletivo mais eficientes do mundo. No início do governo, o sistema estava sucateado, com frota velha, terminais deteriorados e falta de segurança afastavam os passageiros. Hoje, com parceria entre Estado, Prefeitura de Goiânia e demais municípios, a frota será totalmente renovada. A Metrobus, que tinha R$ 195 milhões em dívidas e estava quebrada, hoje está totalmente reestruturada e saneada financeiramente”, disse.

As novas estações seguem um padrão de acessibilidade, funcionalidade e integração nunca antes adotado na capital, para os mais de 86.000 usuários por dia do BRT Leste-Oeste. A modernização também se reflete na frota, que passa a ser a mais sustentável do Brasil. Ao todo, a nova frota contará com 130 veículos, 50 elétricos, 32 movidos a biometano e 48 com tecnologia Euro 6, consolidando um modelo de operação mais limpo, moderno e alinhado às metas de sustentabilidade e descarbonização do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia.

Paralelamente, mais cinco terminais passam pelo processo de requalificação completa, com conclusão prevista até 2026, elevando o padrão de atendimento e infraestrutura em pontos estratégicos de integração do sistema. O primeiro terminal do corredor, o Terminal Novo Mundo, foi entregue em janeiro de 2025.

Com as melhorias, o número de passageiros que utilizam o serviço cresce cerca de 10% ao mês e já superou os índices pré-pandemia. A expectativa é que, em dois anos, sejam retomados os números de 2010. A parceria financeira entre Estado e Prefeitura garante que 82% do subsídio da tarifa do transporte coletivo, que mantém a passagem a R$ 4,30, seja custeado pelos dois entes em partes iguais, dividindo o restante entre os demais municípios metropolitanos.

Centro

Além da entrega das estações modernizadas e da nova frota, o projeto Nova Anhanguera também faz parte do plano de revitalização do Centro da capital, especialmente ao longo do Eixo Anhanguera. A proposta substitui as cercas metálicas atuais por um novo tratamento paisagístico, implantação de iluminação pública mais eficiente e segura, requalificação das calçadas com padrão de acessibilidade e reorganização dos espaços de circulação para pedestres.

O prefeito Sandro Mabel detalhou que a intervenção feita em parceria com a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) integra o programa de modernização do transporte coletivo. “Queremos que a passagem do BRT pelo Centro seja também um cartão-postal da cidade. Vamos transformar o BRT Leste-Oeste em um corredor moderno, seguro e convidativo, com calçadas novas, iluminação de qualidade e melhorias visuais que valorizem o comércio e a história da região”, afirmou. Outro ponto previsto é a retirada dos fios aéreos e a instalação subterrânea da rede elétrica, em parceria com a Equatorial Energia, o que dará mais organização visual e segurança à área.

Fotos: Alex Malheiros

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Assuntos Prefeitura do Município de Goiania
Redação 14 de agosto de 2025 14 de agosto de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura do Município de Goiania

Prefeito Sandro Mabel visita ateliê de Siron Franco e discute intervenções artísticas para Goiânia

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Procon Goiânia divulga variação de 340% em itens hortifrutigranjeiros

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Comurg promove frente de serviços de limpeza e manutenção em 15 bairros da Região Sudoeste

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

No Dia Nacional do Cerrado, Prefeitura de Goiânia incentiva reflexão e cuidado ambiental entre estudantes

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Amma resgata 12 animais silvestres de espécies diferentes em sete dias

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Comurg oferece curso de operação de motosserras e motopodas para 120 servidores

10 de setembro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania