Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeito Sandro Mabel lança hackathon para criar soluções tecnológicas na gestão de resíduos sólidos de Goiânia

7 de março de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Goiânia lançou, nesta sexta-feira (7/3), o Hackathon GO! Uai Tech, que buscará soluções inteligentes para a gestão de resíduos sólidos. Aberto a estudantes, desenvolvedores, designers, empreendedores, pesquisadores e entusiastas da tecnologia, o evento, organizado pela Secretaria de Inovação e Transformação Digital, em parceria com o Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI-UFG), a PUC Goiás e o HUB Goiás, será realizado de 28 a 30 de março, no HUB Goiás, localizado na Rua 261, 384, Setor Leste Universitário. As inscrições já estão abertas e haverá premiação em dinheiro para o primeiro colocado.

Durante a solenidade de lançamento do Hackathon, o prefeito Sandro Mabel destacou a importância da inovação para a gestão municipal. “Goiânia precisa avançar em tecnologia e superar o grande atraso tecnológico causado pela falta de investimentos nos últimos anos. Apesar de contar com uma equipe competente, os processos da prefeitura ainda são burocráticos e precisam ser digitalizados”, afirmou.

De acordo com Mabel, a prefeitura já está investindo na aquisição de novos equipamentos, computação em nuvem e melhorias na infraestrutura tecnológica para mudar esse cenário de atraso. O prefeito ressaltou que iniciativas como o Hackathon, inspiradas em modelos de sucesso do Senai e da FIEG, são fundamentais para tornar Goiânia uma cidade mais inteligente e eficiente. “Esperamos que, ao longo deste ano, tenhamos uma evolução significativa nessa área”, reforçou, destacando seu compromisso em modernizar os serviços e facilitar a vida dos cidadãos.

O secretário municipal de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino, afirmou que o hackathon tem como foco a otimização da coleta de resíduos, a educação ambiental, o incentivo à reciclagem e a melhoria dos processos de destinação de materiais descartados. “A ideia é transformar desafios ambientais em oportunidades, utilizando a tecnologia para criar soluções eficientes e sustentáveis”, destacou.

A superintendente de Inovação e Transformação Digital, Christianne Pereira Cardoso Pimenta, explicou que os projetos desenvolvidos no Hackathon passarão por um processo de mentorias e serão aprimorados para avaliação de viabilidade em larga escala. “Após a fase inicial, as soluções serão submetidas a um processo de pré-incubação e posterior validação para futura implementação. Parcerias com instituições como UFG, PUC Goiás e HUB Goiás são fundamentais para garantir suporte e recursos a esses projetos”, afirmou.

Para a presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, a gestão adequada dos resíduos sólidos é essencial para minimizar impactos ambientais e otimizar o aproveitamento de materiais recicláveis. “Não falamos mais em lixo, mas sim em resíduos que podem ser reaproveitados de forma inteligente. Este evento é uma oportunidade para integrar a sociedade, o setor público e a tecnologia em busca de soluções sustentáveis, reduzindo a poluição e promovendo uma melhor qualidade de vida”, enfatizou.

Representando a Câmara Municipal na solenidade, o vereador Henrique Alves ressaltou a união de esforços para encontrar soluções que melhorem a vida das pessoas. “Esse evento reúne diversas pessoas e entidades, incluindo a UFG, que representa o meio acadêmico. Neste caso específico, o foco será a área de resíduos sólidos, um tema essencial para o desenvolvimento sustentável de Goiânia. Tenho certeza de que esse trabalho conjunto deixará um legado importante para nossa cidade”, afirmou.

O Hackathon GO! Uai Tech será realizado de 28 a 30 de março, no HUB Goiás, localizado na Rua 261, 384, Setor Leste Universitário. As inscrições são gratuitas e limitadas a 60 participantes, podendo ser realizadas até o dia 16 de março de 2025, por meio do site https://www.goiania.go.gov.br/hackathon/

Fotos: Leonardo Vilarinho

Assuntos Prefeitura do Município de Goiania
Redação 7 de março de 2025 7 de março de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura realiza limpeza do lago do Parque Botafogo

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Obras de alargamento de pista da Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, entram em estágio final

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia realiza 588 podas preventivas durante Mutirão de Zeladoria no Parque Amazônia

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia leva crianças carentes ao maior festival de E-Sports de Goiás

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Biblioteca Municipal Cora Coralina faz doação de livros literários à população

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Em reunião na Semad, Prefeitura de Goiânia apresenta estudo que reafirma segurança do aterro sanitário

18 de julho de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania