Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeito Sandro Mabel apresenta Política Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo e Conservação da Biodiversidade em parques e áreas públicas de Goiânia

15 de agosto de 2025
Compartilhar

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, apresentou, nesta sexta-feira (15/8), a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo e Conservação da Biodiversidade em parques e áreas públicas da capital. A solenidade foi realizada no Jardim Botânico e destacou uma série de medidas visando à preservação das áreas verdes da cidade de possíveis incêndios.

Segundo Mabel, o plano foi criado devido ao aumento de focos de incêndio durante o período de seca. O objetivo é a expansão de brigadas florestais para todos os parques da cidade – inclusive com a participação de voluntários, o mapeamento dos locais onde há grande risco de incêndios e a criação do Sistema Municipal de Informações sobre Incêndios.

“Um parque, se você deixar queimar, ele demora muitos anos para se recuperar. Nós precisamos ter condições de ações rápidas. E essa junção de esforços, com equipamentos próprios, com equipes treinadas e tudo mais, fazem com que nós possamos tomar providência. É importante destacar que a GCM também trabalha para identificar quem comete o incêndio criminoso, e é importante reforçar com a população que o fogo não é o melhor instrumento para se fazer a limpeza”, afirmou.

Além disso, também foi apresentando o Plano de Ação de Combate às Queimadas, elaborado pelo Gabinete de Crise, formado por órgãos da prefeitura e do Estado, como a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e o Centro de Informações Meteorológicas e Ambientais de Goiás (Cimehgo).

A tecnologia foi um dos motes centrais para o desenvolvimento do plano, por meio do aplicativo Monitor de Queimadas, criado pelo Cimehgo, que permite que a população possa informar aos órgãos responsáveis, em tempo real, sobre a ocorrência de incêndios.
A presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, destacou que o plano ajuda para que os 70 parques existentes de Goiânia não sofram com incêndios. Ela ainda reforça que a participação da população é importante nesse processo. “A gente vai trabalhar muito forte na questão da prevenção. Esse plano vai trazer para todos nós a segurança de proteção ao nosso meio ambiente tão importante para uma cidade que é considerada hoje a segunda mais arborizada do Brasil. Mas nós queremos buscar o título de primeiro lugar”, afirmou, pontuando que a expectativa da agual gestão da prefeitura é de que cerca de 120 mil árvores sejam plantadas ao longo dos quatro anos.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, falou que a medida é um marco histórico para a cidade. “Essa integração com as forças da cidade, os órgãos do Estado, tem trazido bons resultados. Agora, nesse período de estiagem, que a gente tem essa problemática de incêndios, a gente vem integrar as forças para fazer essa prevenção. Esse ato do prefeito vem para contribuir com isso e, com certeza, a cidade vai ganhar muito”, afirmou.

A delegada-adjunta da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Lara Menezes Melo Oliveira, salientou que o plano contribui com a manutenção da qualidade de vida e preservação ambiental da cidade. “Nesse período da seca, é necessário alertar a população da responsabilidade com o uso do fogo. Para cada situação de uso irregular, nós temos uma penalidade, uma lei que faz esse combate. Então, para que não haja a necessidade de remediação, realmente a prevenção no combate aos incêndios é o que se impõe neste momento. E, principalmente, visando à qualidade de vida, pois, quando temos situações de incêndio, há piora nos índices de poluição”, afirma.

O representante do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos, apontou que cerca de 70% dos incêndios em vegetação no período de seca são cometidos dentro das cidades. Por causa disso, elogiou a iniciativa da gestão. “Esses incêndios ocorrem, na maioria das vezes, aos sábados e domingos, que é exatamente o momento em que as pessoas estão em casa, querem fazer limpeza, querem ir para um parque, e acabam ateando algum fogo. Sem perceber, criam um incêndio nos nossos parques, nas áreas públicas, nos lotes baldios, e isso traz grandes consequências não somente para o meio ambiente, mas também para a saúde da nossa população. Então, a Prefeitura de Goiânia está de parabéns por estar criando a Política Municipal de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal dentro de Goiânia, e que isso sirva de exemplo para os demais municípios goianos”, ressaltou.

Foto: Alex Malheiros

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Assuntos Prefeitura do Município de Goiania
Redação 15 de agosto de 2025 15 de agosto de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura do Município de Goiania

Prefeito Sandro Mabel visita ateliê de Siron Franco e discute intervenções artísticas para Goiânia

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Procon Goiânia divulga variação de 340% em itens hortifrutigranjeiros

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Comurg promove frente de serviços de limpeza e manutenção em 15 bairros da Região Sudoeste

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

No Dia Nacional do Cerrado, Prefeitura de Goiânia incentiva reflexão e cuidado ambiental entre estudantes

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Amma resgata 12 animais silvestres de espécies diferentes em sete dias

10 de setembro de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Comurg oferece curso de operação de motosserras e motopodas para 120 servidores

10 de setembro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania