Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Goiania

Possível devolução de valores ao Município é cogitada por CEI da Limpa Gyn

5 de novembro de 2025
Compartilhar

Os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Goiânia, responsável por investigar o contrato da Prefeitura com o Consórcio Limpa Gyn, levantaram nesta terça-feira (4) a possibilidade de que o grupo empresarial tenha que devolver dinheiro aos cofres públicos. A avaliação surgiu a partir do avanço das análises de documentos já recebidos e das informações colhidas em depoimentos anteriores.

Durante a reunião, dedicada exclusivamente à leitura e aprovação de requerimentos, os parlamentares aprovaram sete pedidos de informações direcionados ao consórcio e à Prefeitura. Entre os dados solicitados estão relatórios de pesagem dos resíduos coletados, registros de GPS da movimentação dos caminhões e fotografias que comprovem a entrega de materiais às cooperativas de reciclagem.

Parlamentares querem confrontar dados

Os integrantes da CEI afirmaram que o próximo passo dos trabalhos será o confronto detalhado entre os números apresentados pelo consórcio e aqueles mantidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O objetivo é verificar se o volume de resíduos informado corresponde ao que foi efetivamente coletado e entregue.

O presidente da CEI, Welton Lemos (Solidariedade), destacou que será encaminhado ofício ao titular da Seinfra, Francisco Lacerda, com notificação para adoção de medidas urgentes. Entre elas, a regularização imediata do uso de balanças certificadas para pesagem, revisão das medições realizadas e apresentação de um cronograma, em até cinco dias, detalhando as ações para sanar problemas no cumprimento contratual. 

“Queremos uma revisão da Seinfra para saber se o que foi pago ao consórcio corresponde efetivamente ao que foi coletado. Estamos em uma fase de confrontação de dados e informações”, declarou Welton.

O relator da CEI, William Veloso (PL), reforçou que o relatório final do colegiado será estruturado com caráter orientativo e propositivo, podendo incluir recomendações mais rígidas caso irregularidades sejam confirmadas.

“Não estamos trabalhando para perseguir ninguém; não estamos aqui para apontar o dedo, mas para contribuir com a gestão pública. Queremos construir um relatório que contemple o que a sociedade espera de nós”, enfatizou.

Possibilidade de devolução de recursos

Autor de quatro dos requerimentos aprovados, Cabo Senna (PRD) chamou atenção para falhas identificadas até o momento na fiscalização dos serviços de coleta. “A medição da entrega de recicláveis às cooperativas fica à mercê de qualquer um registrar o volume como alto, médio ou baixo, sem correspondência obrigatória com fotos ou pesagens”, argumentou. 

“Se ficar comprovado que o ‘olhômetro’ não substitui a pesagem correta, o mais justo é a devolução do dinheiro da população”, acrescentou Senna. Além dele, como membro da CEI, também participaram da reunião os vereadores Juarez Lopes (PDT) e Fabrício Rosa (PT).

O que é a CEI da Limpa Gyn

A Comissão Especial de Inquérito foi instalada pela Câmara Municipal de Goiânia em agosto para investigar a execução do contrato firmado entre o Município e o Consórcio Limpa Gyn, responsável pela limpeza urbana da capital. O colegiado apura possíveis falhas na fiscalização do serviço, na medição dos resíduos coletados e no repasse de materiais recicláveis a cooperativas. A CEI tem o objetivo de identificar eventuais irregularidades, apontar responsáveis e recomendar ajustes administrativos ou encaminhamentos legais, caso necessários.

Assuntos Câmara Municipal de Goiania
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Goiania

Câmara de Goiânia retoma sessões ordinárias em 24 de fevereiro

6 de fevereiro de 2026
Câmara Municipal de Goiania

Plenário autoriza Prefeitura a contrair empréstimo de R132 milhões

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Projeto que revoga taxa do lixo é aprovado em última votação

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Lei Orçamentária para 2026 é aprovada em definitivo

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Câmara aprova última votação de alterações na Cosip em sessão extra

29 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

LOA 2026 é aprovada em primeira votação

29 de dezembro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania