Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Goiania

Plenário derruba três vetos do Executivo e sanciona as novas leis

30 de setembro de 2025
Compartilhar

O plenário rejeitou na sessão desta terça-feira, 30, três vetos do Executivo a matérias da vereadora Aava Santiago (PSDB) e do ex-vereador Dr.Gian (MDB).

O Projeto de lei nº 318/2023, da vereadora Aava Santiago, institui o programa de atenção à saúde da mulher na menopausa e no climatério no município de Goiânia.

Conforme justifica, “um programa de atenção especializado pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das mulheres, proporcionando tratamentos adequados para aliviar sintomas como ondas de calor, insônia, depressão e outros, pois os desafios de saúde, somados as implicações psicossociais da menopausa e climatério, destacam a necessidade premente de um programa que ofereça cuidados integrados e assistência multidisciplinar as mulheres nesse estágio da vida”.

Já o segundo projeto da parlamentar, obriga a defesa civil de Goiânia a emitir alertas meteorológicos específicos para a população em situação de rua sempre que houver previsão de condições climáticas adversas.

Segundo o texto, os alertas meteorológicos deverão ser emitidos por meio de canais de comunicação acessíveis a população em situação de rua, incluindo comunicados em abrigos e centros de acolhimento, para garantir que eles também estejam cientes das conduções climáticas adversas e acolhimento quando necessário e colaboração com organizações não governamentais que atuam com a população em situação de rua.

De autoria do vereador Dr. Gian, o projeto que teve o veto derrubado, garante acompanhamento psicológico a mulheres cujos filhos tenham sido vítimas fatais de crimes violentos. O acompanhamento psicológico de que trata o projeto será prestado por profissional devidamente habilitado que integre a rede pública municipal ou conveniada de atendimento em saúde mental.

“A crescente onda de violência que assola o Brasil e, consequentemente, nosso Município, deixa como marca o sofrimento de mães que perdem seus filhos para a violência das mais variadas formas. A recusa ao acesso à justiça, a falta de punição, a instabilidade e a culpabilização das vítimas estão entre os principais fatores que levam ao adoecimento de mães que perderam seus filhos devido a ações estatais, seja por assassinato ou desaparecimento”, alegou Dr.Gian.

Com a derrubada dos vetos, a Mesa Diretora irá sancionar as novas leis e publicá-las no Diário Oficial do Município, conforme a legislação municipal.

Assuntos Câmara Municipal de Goiania
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Goiania

Câmara de Goiânia retoma sessões ordinárias em 24 de fevereiro

6 de fevereiro de 2026
Câmara Municipal de Goiania

Plenário autoriza Prefeitura a contrair empréstimo de R132 milhões

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Projeto que revoga taxa do lixo é aprovado em última votação

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Lei Orçamentária para 2026 é aprovada em definitivo

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Câmara aprova última votação de alterações na Cosip em sessão extra

29 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

LOA 2026 é aprovada em primeira votação

29 de dezembro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania