A vereadora Daniela da Gilka (PRTB) apresentou matéria em plenário, que institui, na Câmara Municipal de Goiânia, o programa “Vereadora por um Dia”.
O programa é destinado a incentivar a participação feminina na política e aproximar as mulheres do funcionamento do Poder Legislativo Municipal e conta com a assinatura de 27 vereadores, que apoiam a experiência prática do funcionamento do poder Legislativo, incentivando as 37 homenageadas a se candidatarem a cargos eletivos no futuro.
Os objetivos da proposta são:
I – Incentivar a participação das mulheres na política e no debate público;
II – Proporcionar conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo e seus processos legislativos;
III – Estimular o exercício da cidadania e o engajamento feminino na formulação de políticas públicas;
IV – Ampliar o debate sobre a representatividade feminina nos espaços de poder e decisão;
V – Valorizar e dar visibilidade às mulheres na política, promovendo sua inserção em discussões de interesse coletivo.
“A baixa representatividade das mulheres nos espaços de poder é uma realidade histórica no Brasil. Atualmente, as mulheres representam mais de 50% da população brasileira, mas ainda encontram desafios para alcançar cargos eletivos e posições de liderança política. O Programa Vereadora por um Dia busca contribuir para a redução dessa desigualdade, criando um ambiente de aprendizado e participação que inspire novas lideranças femininas”, afirma a parlamentar.
O programa “Vereadora por um Dia” vai proporcionar às mulheres indicadas a oportunidade de apresentar proposições e projetos, que poderão ser apresentados pelos vereadores posteriormente, que visem à melhoria da qualidade de vida da população goianiense, especialmente nos temas relacionados a educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, meio ambiente, mobilidade urbana, segurança pública e inclusão social.
De acordo com o projeto, os critérios para participação no programa são:
I – Ser mulher e ter idade mínima de 18 anos na data da indicação;
II – Residir no Município de Goiânia;
III – Demonstrar interesse na participação política e nos temas debatidos pela Câmara Municipal;
IV – Não possuir condenação que impeça o exercício da cidadania plena, conforme a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar n° 135/2010).
A Sessão Simulada será realizada anualmente no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, ou, caso coincida com feriado ou final de semana, na sexta-feira anterior, diz o projeto.