Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Goiania

Matéria propõe assentos preferenciais nos ônibus para pessoas autistas

9 de outubro de 2025
Compartilhar

O vereador Rodrigo Rizzo (PSDB) apresentou em plenário matéria (PL nº 559/2025) que estende às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito ao uso dos assentos preferenciais em todos os veículos do sistema de transporte público coletivo do Município, em igualdade de condições com os demais beneficiários da prioridade legal.

Conforme a proposta, o benefício se estende a um acompanhante, quando sua presença for necessária para o auxílio da pessoa com TEA.

Para ter acesso ao assento preferencial deverá haver comprovação da condição de pessoa com TEA, mediante a apresentação de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista ou Laudo/atestado médico que indique o diagnóstico, contendo a Internacional de Doenças (CID) e ainda outros documentos oficiais de identificação que atestem a condição.

Rizzo propõe que “as empresas concessionárias do serviço de transporte público coletivo sinalizem os assentos preferenciais com informativos que incluam expressamente a prioridade para pessoas com TEA, utilizando o Símbolo Mundial da Conscientização do Autismo (fita quebra-cabeça).

“As empresas também promoverão campanhas informativas periódicas nos veículos e terminais sobre o respeito aos assentos preferenciais, incluindo o direito do acompanhante e capacitarão motoristas, pessoal de bilheteria e demais colaboradores sobre as especificidades do TEA, visando um atendimento humanizado, respeitoso e não discriminatório”, diz o texto.

“O objetivo primordial é tornar Goiânia uma cidade ainda mais inclusiva, assegurando de forma clara e inequívoca o direito de pessoas com TEA ao uso de assentos preferenciais no transporte coletivo”, afirma Rodrigo Rizzo.

“Embora a legislação federal, como a Lei n 12.764/2012 (Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA) e a Lei n 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), já considere a pessoa com autismo como pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, a falta de uma norma municipal específica gera insegurança e, muitas vezes, constrangimento. Isso porque o TEA é uma deficiência não aparente, e a ausência de sinalização visual clara nos assentos leva a situações de conflito e desrespeito, obrigando pais, mães e os próprios usuários a justificarem sua condição repetidamente”, justificou o parlamentar.

Assuntos Câmara Municipal de Goiania
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Goiania

Câmara de Goiânia retoma sessões ordinárias em 24 de fevereiro

6 de fevereiro de 2026
Câmara Municipal de Goiania

Plenário autoriza Prefeitura a contrair empréstimo de R132 milhões

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Projeto que revoga taxa do lixo é aprovado em última votação

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Lei Orçamentária para 2026 é aprovada em definitivo

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Câmara aprova última votação de alterações na Cosip em sessão extra

29 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

LOA 2026 é aprovada em primeira votação

29 de dezembro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania