Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Manaus registra alta na emissão de certidão de informação técnica em janeiro de 2026 com 211 documentos expedidos

13 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Prefeitura de Manaus, por meio do Implurb, registrou aumento na emissão de certidões em janeiro de 2026, com atendimento 100% online pelo Slim.

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), emitiu 211 Certidões de Informação Técnica (CIT) em janeiro de 2026, alta de 17% em relação ao mesmo mês de 2025, quando foram expedidas 181. O registro foi divulgado pelo órgão municipal e refere-se a procedimentos realizados em Manaus, com emissão pelo sistema eletrônico do órgão.

Emissão e histórico

O resultado mantém uma tendência de crescimento nos últimos anos. Em 2025, o município contabilizou 2.585 CITs emitidas, incremento de 5% na comparação com 2025, que registrou 2.464 documentos. De acordo com os dados do Implurb, considerando toda a gestão do prefeito David Almeida, de janeiro de 2021 a janeiro de 2026, foram expedidas 11.264 certidões.

O que é a certidão e suas modalidades

A certidão de informação técnica é um documento informativo que não garante o direito de construir e não possui prazo de validade. Ela é dividida em três modalidades: informação técnica geral; uso e ocupação do solo; e informação para uso do solo. Conforme a Lei Complementar nº 003/2014 (Plano Diretor de Manaus), as informações sobre uso e ocupação do solo são fornecidas mediante solicitação formal, com a indicação exata da localização do imóvel.

A certidão de uso e ocupação do solo atesta os potenciais usos de um imóvel de acordo com a legislação urbanística vigente. O documento detalha parâmetros como coeficiente de aproveitamento, número de pavimentos, vagas de garagem, recuos obrigatórios e taxa de ocupação. Por meio da certidão, o poder público informa se o imóvel pode ter uso comercial, industrial, residencial ou misto.

Procedimento, documentos e finalidade

Segundo a diretora de Operações (Diop), a arquiteta e urbanista Jeane Mota, o objetivo da certidão é possibilitar a expedição de alvará de funcionamento e a entrada no pedido de licença ambiental. Tudo é 100% on-line pelo Sistema de Licenciamento Integrador Municipal (Slim).

O processo de solicitação da CIT é baseado principalmente na localização do lote. Para a análise, são exigidos documentos como matrícula do IPTU, croqui de localização e o endereço correto. A gerente de Informação Técnica da Diop, a engenheira Islane Rodrigues, explica que é preciso indicar claramente as atividades requisitadas, seguindo o padrão de informação do CNAE. Conforme ela, quanto mais dados forem preenchidos, mais rápida é a análise.

Na prática, a certidão orienta proprietários, investidores e profissionais técnicos sobre as possibilidades legais de utilização do imóvel, seja para construção, reforma, ampliação, parcelamento ou outras atividades, de acordo com o zoneamento da área.

Indeferimento e orientações para requerentes

Para facilitar a formalização de processos, a Diop elaborou um roteiro passo a passo para requerentes que precisam da CIT, um dos instrumentos necessários para abertura de empresas ou mudança de atividade na cidade de Manaus. O documento informa se determinado uso é permitido conforme tabelas e parâmetros urbanísticos do Plano Diretor.

O primeiro passo é acessar o portal de serviços em portalservicos.jucea.am.gov.br. Para os casos em que não for possível obter a análise on-line, ou se o pedido for indeferido, o interessado pode formalizar um processo no Implurb pelo sistema de Fiscalização Urbana (FU).

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Maxwell Oliveira / Implurb

Assuntos nesse artigo:

#certidaodeinformacaotecnica, #cit, #implurb, #prefeiturademanaus, #manaus, #alvaradefuncionamento, #slim, #sistemadelicenciamentointegradormunicipal, #usoocupacaodosolo, #planodiretor, #cnae, #licenciamento, #portalservicosjucea, #iptu, #croqui, #zonamento, #investidores, #aberturaempresas, #jeanemota, #islanerodrigues

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

Construção civil em Manaus registra alta em janeiro com 58 alvarás e 42,1 mil metros quadrados licenciados

13 de fevereiro de 2026
Cultura

Sepror realiza curso de boas práticas na produção de melancia e capacita agricultores em Manaquiri

13 de fevereiro de 2026
Cultura

Agência Afeam participa de encontro do portfólio Sebrae-AM para apoiar startups e fortalecer inovação no Amazonas

13 de fevereiro de 2026
Cultura

Semsa de Manaus orienta foliões sobre cuidados de saúde no Carnaval para evitar desidratação e riscos à saúde

13 de fevereiro de 2026
Cultura

Unidades de urgência e emergência funcionarão 24 horas em Manaus e Saúde AM Digital amplia atendimento no Carnaval

13 de fevereiro de 2026
Cultura

Operação Carnaval 2026 mobiliza forças de segurança do Amazonas de 13/02 a 17/02

13 de fevereiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania